Conheça Alagoas

alagoas
Foto: Gustavo Sarmento

Há mais de um ano estamos repensando nossos planos de lazer e turismo. A instabilidade financeira fez muitos itinerários de passeios voltarem para a gaveta, mas há razões e motivações para que apreciemos pequenas viagens, incluindo aquelas em nosso próprio quintal.

Você conhece Alagoas? Nasci aqui, mas confesso que ainda tenho cantinhos e locais lindos para explorar. Por isso reuni aqui algumas vantagens de viajarmos por nosso “quintal”, desbravando belezas locais e apoiando o turismo local.

Experiências únicas.

Pouco cogitamos viajar em nosso próprio local e uma das explicações para tal é o fato do destino ser tão perto, familiar e seguro, que acabamos deixando sempre para depois. Talvez esse depois tenha sido acelerado pela pandemia. A instabilidade econômica, o câmbio e o isolamento social nos despertou para o que está ao nosso lado, ao nosso alcance. Tudo voltará ao normal e poderemos viajar para o exterior, mas também podemos apreciar a beleza e possibilidades ao nosso redor.

Ainda que seja na sua própria cidade, acredite: há locais e ângulos que merecem sua apreciação e atenção. Além de ser mais barato, requer menos programação, pode ser feita com mais frequência, como viajar um fim de semana por mês, por exemplo. Costumo fazer isso com meu esposo, mensalmente, e só vejo benefícios para nossa relação e também para nossa individualidade.

“Esses mini-intervalos na minha programação e trabalho, além de recarregar minhas energias, me aproxima mais do meu marido. Pegamos o carro na sexta, vamos para algum bom hotel da cidade ou praias locais, passamos um fim de semana diferente e renovador e retornamos no domingo para casa e rotina”.

Toda vez que fazemos isso, voltamos para trabalhar com mais ânimo, o casamento ganha em doses de novidade, aventura e renovação. Se é para tratarmos de assuntos como finanças do casal, planejamento de vida ou questões burocráticas, preferimos fazer isso sentados de frente para o mar. Não vejo motivo para não ser assim. Está ao alcance de todos nós, mas entramos no automático e seguimos do trabalho para casa, sem nem mesmo apreciar a vista lá fora.

Se você ainda não se convenceu de que essa é uma opção favorável à sua saúde mental e positiva para suas relações interpessoais, faça um teste rápido. Tire um dia para caminhar por novos locais. Para tomar um banho de mar em um ponto que nunca visitou. Passe a noite em um hotel que está perto da sua casa, mas extremamente distante da sua rotina e hábitos. Certamente acordar com nova vista, tomar banho em uma banheira e apreciar um café da manhã diferente só te trará vantagens.

Para além das razões individuais, há o fato do turismo ser uma indústria vital para nossa economia. Empregamos milhares de pessoas e quando apoiamos os negócios locais estamos apoiando nossa população. É ótimo para o coletivo, afinal.

Viajar sem ir muito longe permite que seja feito em baixa temporada, inclusive. Mas o mais importante de tudo: viajar localmente nos faz abrir os olhos para as grandes pequenas coisas. Nos faz descobrir o quanto é lindo nosso país e Estado. Nos torna mais gratos por isso. Morar em Alagoas é um privilégio e eu espero que minhas palavras tenham te despertado para explorá-lo mais e mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.