Decoração e pessoas alérgicas: uma combinação possível

Foto: Wayhomeestudio

Quem sofre com alguma alergia respiratória sabe como é desagradável quando uma crise começa. Se você não é alérgico, certamente conhece alguém que é, já que 25% da população brasileira tem rinite segundo dados da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (Asbai).

Infelizmente, muitos itens de decoração são vistos como vilões por essas pessoas, mas não precisa ser assim: escolher objetos com materiais antialérgicos e fáceis de limpar trarão muito mais conforto aos alérgicos e mais beleza para a casa.

Cortinas

Prefira os modelos que utilizam materiais fáceis de limpar, como persianas ou blackout. As de tecido, por exemplo, demandam mais trabalho para limpar e raramente são lavadas no tempo certo, além de acumularem mais poeira.

Mesmo assim, se você não quiser abrir mão da cortina de tecido, aposte em uma que seja composta por material antialérgico e antiácaros.

Tapetes

Para quem não sofre com uma rinite tão forte, o melhor tipo de tapete é aquele que não é tão alto e nem tão felpudo, pois além de acumular menos poeira, se torna mais fácil de limpar quando necessário.

Almofadas

Uma dica para afastar as alergias à bactérias e fungos é investir em capas contra esses microorganismos. Já existe também alguns modelos de travesseiro e almofadas que permitem lavar na máquina, tornando a limpeza desses objetos super prática.

Móveis

Se possível, prefira móveis embutidos, pois aquelas “brechinhas” podem acumular muita poeira se não for um móvel fácil de mover para limpar. Mas se você curte os modelos tradicionais, procure posicioná-los a uma distância de 2 cm da parede para evitar o mofo.

Bichinhos de pelúcia

É quase impossível para quem tem criança em casa não ter algum bichinho de pelúcia, portanto, procure sempre as pelúcias antialérgicas – informação que costuma vir na etiqueta mesmo. Elas são 100% poliéster, acumulam menos poeira e são mais fáceis de lavar.

Se mesmo assim a criança não se adaptar à pelúcia, opte na decoração por brinquedos de madeira ou plástico, que acumulam ainda menos poeira e podem ser limpos com um pano úmido.

O menos é mais, mas…

Como você pôde ler no artigo, não é preciso abrir mão da decoração, de seguir tendências e de ter uma casa com a sua personalidade. Basta seguir alguns princípios e realizar as melhores escolhas pensando na saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.