Sabe aquele cômodo que você está achando meio sem graça, meio sem vida? Mas, você sabe, a grana tá curta e quebra-quebra está absolutamente fora de cogitação. Mas é possível promover uma mudança no visual do teu cantinho sem ter muita dor de cabeça de maneira rápida, e o melhor: quando enjoar, é super fácil de mudar.
Eu fiz a experiência numa área externa da casa dos meus pais e vou compartilhar como foi o processo.
A idéia era deixar o lugar com uma carinha de Happy Hour, de boteco, com mais vida e mais cor. Um mito que rola é pensar que só dá para colar adesivo de azulejos exclusivamente em azulejos lisinhos e do tamanho certinho, sabe? Mas eu já defendo que, se você curtir, rola colar em qualquer lugar, inclusive diretamente na parede. Só vale verificar se a superfície é aderente ao adesivo, fora isso, o céu é o limite.
Nós tinhamos as cerâmicas grandes e resolvemos colar em sua extensão vários azulejos adesivos de 15 cm x 15 cm. Nós utilizamos de 3 pacotes, com 18 adesivos cada, mas ainda sobrou. A primeira coisa que fizemos foi montar um padrão da sequência dos azulejos para facilitar no momento de montar.
Antes de iniciar a colagem, limpei a superfície com álcool e aguardei um pouco para iniciar os trabalhos. Essa etapa é bem importante, especialmente se os azulejos forem servir de decoração para cozinha, por exemplo. Dessa forma dá pra garantir que toda gordura ou sujeira saiu e eles não vão descolar.
E aí é só começar a colar. Os adesivos são tranquilos de trabalhar e eu utilizei um pano para ajudar a colar sem formar bolhas. Caso o adesivo esteja sendo colado em um azulejo de mesmas dimensões, é só colar diretamente na área. No meu caso, que a superfície não era da mesma dimensão que o azulejo, deixei sempre um espacinho para causar a impressão de rejunte dos azulejos reais.
Quanto ao acabamento, ter um estilete em mãos ajuda bastante. No caso de tomadas/interruptores, eu desparafusei o espelho, colei o azulejo, fiz o acabamento com estilete e depois coloquei novamente o espelho no lugar. O bom dessa alternativa é que dá pra cortar sem muita preocupação, porque o próprio espelho da tomada acaba finalizando o acabamento. Mas se você não tem confiança de retirar o espelho, também dá pra usar o estilete para cortar ao redor da tomada, também funciona bem.
No canto mais uma vez o estilete ajudou a fazer o acabamento e cortar o adesivo no limite da cerâmica. Não reparem nas falhas, minha mão não é das mais firmes, mas prometo que no geral esses detalhes pequenos não ficam tão visíveis.
No final, sobrou uma faixa de cerâmica e eu cortei os adesivos já no tamanho certo para finalizar, ajustando qualquer sobra com o estilete.
O processo inteiro levou menos de duas horas. E olhe que eu não sou a pessoa mais habilidosa com uma tesoura ou estilete na mão.
Enfim, o resultado final:
Além do azulejo, adicionei outros elementos de decoração ao ambiente, como o quadro negro (que pode ser tema de outro post) e o alvo para dardos.
Ok, animou para mudar a vida de um cantinho na tua casa?
Você pode fazer como eu fiz e já comprar os adesivos prontos. Existem diversas lojas que vendem adesivos com as mais variadas estampas:
Mas se a vontade é de fazer algo totalmente personalizado, vai lá no google imagens, ou no pinterest, escolher as imagens que mais te representam para fazer a composição. Sabendo o tamanho que você quer, é só criar um arquivo com todas as imagens lado a lado já no tamanho certinho e enviar para uma gráfica imprimir em adesivo vinil colorido. Os tamanhos mais comuns são 15 cm x 15 cm, caso você não tenha nenhuma referência. Se você for tão ruim quanto eu no manejo de estiletes, encontra uma gráfica legal que já pode fazer o corte por você. 🙂
Mas se sua habilidade em softwares não é das melhores, tem uma galera super legal e muito querida que disponibilizou tudo prontinho para download aqui, aqui ou aqui. É só mandar na gráfica e botar a mão na massa.
Bom, depois disso não tem mais desculpas para deixar sua casa de ‘look’ novo, não é? Curtiram a idéia? Onde vocês fariam essa mudança?
Pernambucana de nascimento e alagoana de coração, Paula é formada em engenharia mecatrônica pela Universidade de Pernambuco e sempre foi apaixonada por fotografia e comunicação, até que tanto flerte virou um relacionamento sério. Adora moda, viagens e acredita que podemos usar arte, cultura e moda a favor do nosso estilo.