Por Raíssa França
Passou o Black Friday e a maioria das pessoas aproveitou o dia para comprar. Comprar eletrodomésticos, celulares, roupas ou tenha até economizado um bom dinheiro para investir em algo grande. Comprar era o grande objetivo, mas agora que passou esse vendaval de consumo, que tal olhar para as pessoas e doar algo?
Para celebrar a cultura da doação e da generosidade, vários países, organizações e empresas ao redor do mundo celebram neste dia 2 de dezembro a #GivingTuesday. A proposta é ser uma onda de solidariedade.
A #GivingTuesday é resultado de uma parceria entre a Organização das Nações Unidas e a ONG americana 92Y. Hoje, mais de 10 mil grupos organizados já fazem parte do movimento. Aqui no Brasil, o principal articulador é o Instituto Doar.
Como participar?
Se a ajuda for financeira ajuda bastante já que todo dinheiro vai para muitas ONGs e grupos a botarem coisas bacanas em prática. Mas você pode doar algo mais simples e que com certeza, vai ser importante. Doar tempo, conhecimento ou atenção pode fazer diferença na vida de alguém. Doar sangue para ajudar o desconhecido, doar livros e até mesmo os ouvidos para ouvir o que o outro precisa dizer.
O importante é fazer de coração, acreditando que fazendo o pouco e doando algo, vai ajudar muita gente e transformar o dia em uma onda de solidariedade. Use as hashtags #DiaDeDoar e #GivingTuesday? Quanto mais gente entrar nessa corrente, melhor pra todo mundo!
Dicas
- Procure os locais que precisam de ajuda na sua cidade.
- Seja voluntário
- Doe roupas usadas
- Doe sangue
- Doe livros usados para crianças
- Pratique o desapego!