Como no Brasil acabamos de sair do inverno, resolvi dar uma dica de culinária apropriada para o friozinho, já que ainda dá tempo. Na França, mais especificamente em cidades montanhosas, durante o inverno eles costumam preparar a Raclette. O nome é derivado do termo racler, que em francês significa raspar. Por que raclette? Porque o ingrediente principal do prato é o queijo raclette, feito à base de leite de vaca ~ há quem diga que o motivo seria a raspagem realizada durante a produção do queiijo ~. Há boatos de que a origem do prato vem da Suíça, porém aqui por terras francesas é bem comum.
O prato não difícil de preparar e é uma delícia! Provei na minha primeira semana em Rueil Mal-maison (onde moro) e cai de amores pelo prato. Os ingredientes são:
- Batata cozida no vapor;
- Embutidos, como jambon, presunto, salame ou afins;
- Tomate e/ou pepino;
Após cozir as batatas, você as descasca e põe nos pratos, enquanto isso o queijo deve ser derretido no aparelho especial para raclette (ou você pode improvisar com alguma panela à vapor) para que ele seja despejado sobre as batatas quando completamente derretido. Para acompanhar, una o tomate e o embutido de sua preferência a batata com queijo derretido e voilà! Esbanje-se à vontade! Espero que você tenha curtido a dica. 🙂
Ps.: Não tirei foto do prato no dia que provei, então segue abaixo fotos que achei na internet da dinvidade.
Flávia Motta é jornalista, tradutora e professora de idiomas. Nas horas vagas se arrisca a escrever nos idiomas os quais andou aprendendo nessa vida. É alagoana de nascimento e criação, e com orgulho, mas se considera passageira do mundo.