A “mulher que serve”, doula ao pé da letra, não é uma novidade. A gestação e o parto sempre estiveram rodeados da presença feminina. Mães, tias, comadres, vizinhas e amigas que traziam tranquilidade, apoio e mais confiança às grávidas. Com a evolução dos partos no ambiente hospitalar, rodeado de cuidados médicos e profissionais, esse contato e cuidado emocional acabou se perdendo. Entra, nesse contexto, a doula. Uma profissional capacitada para o acompanhamento da mulher e sua família durante a gestação, parto (normal ou cesariana), pós-parto e nascimento do bebê, dando suporte aos aspectos informacionais, fisiológicos e emocionais.
Conheça:
A doula irá abordar, em seus atendimentos, as seguintes temáticas:
- Cuidados com a gestação – pré-natal, alimentação, atividade física, fisiologia da gestação;
- Cuidados com o parto – planejamento do parto, fisiologia do trabalho de parto e parto, métodos não farmacológicos de alívio da dor, posições do ato de parir;
- Cuidados com o pós-parto – planejamento do puerpério (resguardo), cuidados com o bebê, amamentação.
Não cabe à doula:
Fazer qualquer procedimento médico, clínico ou farmacológico como: aferir pressão, toque ginecológico e receitar medicamentos.
Por que contratar uma doula?
A Doula apresenta um olhar mais cuidadoso e amoroso ao processo de nascimento de uma família. Estudos apontados pela OMS evidenciam alguns benefícios da atuação da Doula:
- Redução de partos operatórios;
- Redução da duração do trabalho de parto;
- Maior êxito na interação mãe-bebê e na amamentação;
- Redução na incidência de depressão pós- parto.
Em resumo, esse apoio e acompanhamento traz mais segurança à mulher, à família e à rede de apoio para essa nova família que se forma, bem como reduz o índice de problemas obstetrícios, além de aumentar o conforto da mãe.
Como funciona o atendimento?
No pacote básico de serviços da Doula estão contidos três atendimentos pré-natais, o parto e dois atendimentos pós-parto. A média de investimento é de R$1.500,00. Os atendimentos se iniciam após o diagnóstico de gestação de risco habitual, em média com 30 semanas.
Um outro olhar:
Posso dizer que a Doula trouxe muito mais leveza, amor, cumplicidade para os nossos dias. Hoje digo para todo mundo, como conselho de melhor amiga, contrate uma doula para acompanhar o casal durante a gravidez. Isso mesmo, a doula não só empodera uma mãe, ela aproxima o casal, faz o pai se sentir parte importante desse processo também. Une o casal de uma forma única e a consequência disso para o bebê, lá na frente pode ter certeza, será maravilhosa e fundamental.
Ramona Zanon Vasconcelos, mãe de Lorenzo.