O dente permanente surge na boca da criança cerca de um até uns três meses depois que o decíduo (dente de leite) caiu.
Porém, alguns fatores podem influenciar no tempo do surgimento na cavidade bucal do dente permanente, atrasando-o.
Problemas endócrinos como o hipotireoidismo, por exemplo, podem atrasar o nascimento do dente permanente, assim como outros de ordem hormonal.
Já de forma local, a perda precoce do decíduo, seja por trauma ou cárie, se não for feita uma intervenção no espaço que ficou, esse espaço vai ser perdido limitando a saída do permanente pra o seu correto local. Também pode existir ainda uma grande quantidade de osso sobre ele impedindo sua erupção.
Cistos de erupção, fibrose gengival, posição anormal do dente de leite, também podem alterar o tempo de erupção do permanente.
Então, mamãe, se você observar uma certa demora no nascimento dos dentes do seu pequeno, procure uma avaliação com o Odontopediatra para de forma clínica e radiográfica, ser feito o melhor plano de tratamento individualizado do seu filho.
Obrigada por acompanhar a coluna! Pra saber mais, continue em conexão comigo através do Instagram: https://www.instagram.com/clariserafimodonto/
Mãe, odontopediatra, mestre e doutoranda em Ciências da Saúde. Minha paixão é o mundo infantil. Aprendo diariamente a dádiva do maternar e com isso ajudo as famílias a crescerem junto comigo nesse aprendizado e nessa construção. Trato dos cuidados da saúde bucal infantil além de entender a criança como um todo e juntos tornamos uma nova geração cárie zero!