Mais do que uma fuga relaxante da rotina diária, uma forma de ser mais feliz. Entenda porquê:
Quer você ame ou não o seu trabalho e rotina, ignorar o estresse crônico que surge dos compromissos da vida (contas, educação dos filhos, carreira etc.) pode ser prejudicial à sua saúde mental, física e emocional. Encarar que seu corpo e alma precisam de um olhar mais atento permite que você amplie as oportunidades de respiro do estresse e foque em coisas importantes como, por exemplo, não fazer nada.
Afastar-se do trânsito, permitir o silêncio, caminhar com os pés na areia ou se banhar na cachoeira não te parecem benefícios suficientes? Separei mais vantagens para te inspirar a considerar essa aventura.
Acampar é ótimo para a formação das crianças
Considerando a era dos smartphones, tablets e outras tecnologias, não fica tão difícil perceber que nossas crianças precisam de mais natureza, concorda? Muitas crianças estão perdendo o desejo de aventuras externas às telas, inclusive. Mas a verdade é que somos, em essência, atraídos por paisagens naturais. O corpo humano anseia por movimento e natureza para refrescar sua capacidade de memória, atenção plena e níveis de energia em geral, portanto, mesmo uma viagem de acampamento de fim de semana fará maravilhas para a alma e cérebro de todos os envolvidos na programação.
Acampar apresenta às crianças um mundo totalmente novo e exige delas a habilidade de superar novos problemas e desafios. Resultado: mantém os cérebros das crianças saudáveis e aumenta as oportunidades de aprendizagem.
Você está estressado
Não coloquei interrogação, pois é quase que geral a realidade de pessoas ansiosas, cansadas, estressadas ou infelizes. Nossa saúde mental nunca esteve tão frágil, sobretudo em tempos de pandemia, isolamento social e inseguranças. Felizmente, um dos benefícios mais valiosos do acampamento é que você não precisa trabalhar muito para conseguir realizar essa aventura. Acampar é simples, barato e praticável em diferentes locais do país. Basta pesquisar por camping na sua região e verá que atualmente há possibilidades com muito conforto, estrutura e facilidades. Para aqueles que estão entrando no jogo do acampar, essa é uma grande alegria.
Hormônios do bem
Acampar pode funcionar como uma espécie de retiro de autocuidado, onde você é capaz de realmente processar e refletir sobre as coisas que estão pesando em sua mente e corpo. A prática ajuda muito a melhorar o seu humor. Tem tudo a ver com a serotonina, a maravilhosa substância química que nosso corpo produz e que ajuda a nos deixar felizes, acampamentos estão rodeados dessa fonte de felicidade: mais luz solar, mais oxigênio e aumento da atividade física, mais natureza, luz do sol e vitamina D.
Estímulo, inspiração e criatividade
Acampar fornece uma pausa saudável e necessária da tecnologia de uma forma que incentiva a atividade física, a saúde geral e a conexão humana. experimentar coisas novas e se permitir uma aventura como essa certamente vai abrir seus horizontes, repertório e criatividade na resolução de problemas e afins. Tem medo de passar um fim de semana inteiro desconectado? Estipule horários para fazer uma checagem geral no seu telefone, mensagem e e-mails. Mas tente entrar em “modo avião” para curtir a experiência por inteiro.
O que não deixo de considerar ao acampar:
- Escolho sempre locais com estrutura de restaurante e banheiro, pois não sou fã de cozinhar nem mesmo em minha casa, cheia de aparatos. Nesse sentido, busco sempre conforto e praticidade.
Sou ávida ouvinte de música, então baixo minhas músicas com antecedência para ouvir em modo offline. - Levo lanches práticos, frutas, água e outros na mala do carro, mesmo sabendo que há conveniências e restaurantes por perto.
- Lanterna, extensão para carregar celular ou caixa de som, pois nos campings sempre há energia e tomadas disponíveis.
- Roupas leves, sempre, mas sem esquecer casacos para a noite mais fria.
- Câmera fotográfica e muita memória para registrar esse momento único de reconexão com você mesma, as pessoas que você ama ou a natureza ao seu redor.
Estar fora de casa regularmente e evitar a cidade durante um fim de semana ajuda seu corpo a se recuperar dos sintomas de estresse. Que tal deixar seu coração aberto para descobrir o novo e se permitir sair da zona de conforto?
A publicitária especialista em Marketing, idealizou a revista Due, em 2010, junto à uma amiga e sócia. Juntas, comandaram a empresa por 3 anos. Quando sua sócia decidiu enveredar por novos ramos, Valná toma a frente da empresa e continua com a publicação que tem como sua fonte de realização pessoal. É professora universitária, amante de viagens, leitora ávida e curiosa. Adora compartilhar conhecimento com seus leitores e acredita no lema que deu ao seu negócio, apostando, de olhos fechados, no conteúdo como fonte de transformação social.