Maior encontro de empreendedorismo feminino de Alagoas, o EMPODERA entra em cena neste mês de março para uma ação especial no Dia Internacional da Mulher. Com o DNA todo empoderado da marca, idealizada pelas empreendedoras Danielle Cândido e Valná Dantas, a campanha ‘Ela faz o destino empoderado dela’ é uma homenagem a 28 mulheres que empreendem na vida e nos negócios e possuem histórias inspiradoras.
“Acreditamos que ouvir histórias inspiradoras pode transformar muitas realidades”. É com essa certeza que a dupla à frente do EMPODERA vai compartilhar toda essa positividade empreendedora numa ação virtual neste 08 de Março, no Instagram @empoderaalagoas. A publicação de seis fotos no formato ‘buquê de empoderadas’, fotografadas por Gustavo Boroni / Estúdio Estampa POP, é uma forma de “homenagear mulheres admiráveis e também de mostrar que ela pode ser você!”, completa as idealizadoras.
Conheça a história de mulheres que são donas de suas vidas e de seus negócios
Mírmila Melane é Psicóloga e Consultora de Imagem, com especialidade em imagem e estilo pessoal. @mirmila.melanane
“Trabalho, desde 2011, para que as mulheres, independente do corpo ou armário que possuam, criem um estilo autêntico e, assim, fortaleçam a autoestima, o conforto diante do espelho e uma relação amorosa com o vestir”.
A consultora também atua em empresas, realizando treinamentos nas áreas de gestão de imagem pessoal e atendimento ao cliente, além de ministrar palestras abordando temas, tais como autoestima, imagem e estilo pessoal.
Célia Souza é nutricionista e food stylist. Na pandemia descobriu que poderia ajudar negócios femininos através de fotos profissionais da gastronomia. @celianutri
“Acredito que somos, todas nós mulheres, um canal de transformação. Algumas têm mais alcances, mas toda mulher, dona de casa, mãe ou empreendedora tem o poder de ajudar o outro e transformar realidades. Somos mais fortes e poderosas do que imaginamos. Quando nos doamos a um propósito, crescemos ainda mais”.
Natasha Wonderfull trabalha no Consultório na Rua, em Maceió. Ela é presidente da Acttrans e representa Antra e Fonatrans. É artista e tem um grupo de cultura transhow, além de um canal trans no YouTube. @natashawonderfull
“Ser convidada para uma homenagem ao dia da mulher, ao lado de diferentes mulheres, representando todas mulheres trans, principalmente as negras, em um país que mais mata pessoas, é positivo e motivo de orgulho pra mim.
Nós, mulheres trans, não temos espaço no mercado de trabalho, visibilidade e respeito.
Meu desejo é que nossa sociedade evolua e tenhamos mais dignidade como ser humano e mulheres que somos”.
Joana Paiva é jornalista e apaixonada por marketing. Desde que se formou, foi fisgada pelo empreendedorismo e ajuda mulheres nessa jornada desde 2019. @joanapaivamkt
“No ano que me formei, estava com minha filha recém-nascida e sem saber exatamente que rumo eu daria a minha carreira. Foi quando duas professoras minhas (@daniellecandido e @valna.dantas) me apresentaram a esse mundo de possibilidades que é o empreendedorismo, e como nós da comunicação podemos ajudar mulheres nessa jornada. Desde então, têm sido um grande prazer viver essa causa e fazer a diferença na vida de outras empreendedoras”.
Cristiane Souza é psicóloga, consultora e professora universitária. Mãe de Lucas e Lavínia. Na pandemia, redescobriu que poderia ajudar pessoas a ampliar caminhos por meio do MAPA, uma metodologia para gestão em carreiras. @cristianesouzapsi
“Acredito em todo movimento que nos faz verdadeiros, porque vem sempre com deliciosas consequências. A cada novo projeto ou atividade, prestando serviços e
ajudando pessoas e negócios, vejo quão é bonita a força do propósito, ir ao encontro de vidas, despertar e ampliar o autoconhecimento em busca de caminhos onde batem mais forte o coração”.
Endy mesquita é design de acessórios e arquiteta. @endymesquita
Durante a pandemia e o fechamento de três lojas, ela buscou se especializar, lendo diversos livros de Fé, empreendedorismo e autoconhecimento; e em seguida realizou diversas lives, com seus seguidores, com assuntos vastos para trocar experiências e aproximar ainda mais as pessoas nesse momento tão difícil.
“Temos que fazer do limão a limonada. Quanto mais nós trocarmos conhecimentos, mais enriquecemos. A fé que nos move e o amor entre as pessoas tem sempre que prevalecer”
Valná Dantas é editora da Revista Due, fundadora da Rede Ama e professora universitária. @valna.dantas
Ajuda mulheres empreendedoras através do Projeta – Laboratório de Marketing. Acredita que mulheres autônomas e pequenas marcas podem ter grandes resultados.
“Projeta teu sonho, mulher. Projeta teu nome e acredita em você. Projeta, também, outras mulheres.
Porque união é projeção”.
Lis Nunes, mãe do Otto, é jornalista com ênfase em marketing e autora do ebook Almocinho do Nenê. @lisnunes
Através do seu Instagram, expressa o maior desejo de se tornar mãe, compartilhando de forma leve a rotina do seu dia-a-dia com milhares de mulheres. Lis Nunes usa sua rede social para estabelecer uma relação de confiança e respeito, conversando de mãe para mãe.
Marina Tenório é engenheira civil e pós graduada em gestão de empresas, atuando na área financeira do Grupo System, além de sócia da TM Union Engenharia. @marinatenorio
Hoje, Marina representa as mulheres da família que construíram uma sólida rede de educação e experiências que alcançaram todo mercado nacional e também já estão presentes internacionalmente com a marca System. O que a levou recentemente a abrir sua própria empresa de engenharia.
“Vendo de perto duas mulheres, minha mãe e minha tia, construírem um sonho que hoje eu tenho a oportunidade de poder servir, contribuir e aprender, é realmente inspirador!
Admiro as mulheres que utilizam sua força para contribuir com o desenvolvimento da humanidade, através do empreendedorismo e também da construção da família, onde a mulher tem um papel fundamental.”
Irina Costa. É cantora e produtora. Portuguesa, nascida em Angola, em 1975. Chegou ao Brasil ainda criança, com sua família, depois de terem fugido da guerra civil em Angola. Está radicada em Alagoas desde os 11 meses de idade. @irinavegar
“Há muito o que comemorar, mas há muito mais para conquistar. É termos a certeza de que podemos/devemos ser exatamente quem somos. E seremos. SEMPRE. O universo feminino tem poder, força, encanto e beleza.”
Damyeska Alves é fisioterapeuta e trabalha pela saúde da mulher. Proprietária do Estúdio de Pilates Damy Pilates e Coordenadora do Hospital da Mulher e fundadora da Rede Ama. @damypilates
“Ajudo mulheres a ter uma vida leve através do movimento e da união, por uma maternidade livre e respeitosa! “Trabalho para que tenham apoio e suporte profissional nas diversas fases da maternidade. Acredito que tudo passa, mas o amor fica”.
Solange Arruda é apaixonada pelo feito à mão e pelo trabalho colaborativo que a fez criar uma marca de acessórios e formar uma equipe de mulheres, a equipe de ouro, como a designa, para dar vida a um universo de peças coloridas, marcantes, AUTORAIS e bem brasileiras. @solangearruda
JUNTAS há mais de 15 anos elas vêm escrevendo história com um trabalho de muito capricho, riqueza de detalhes e determinação. Assim, têm COLORIDO o visual de mulheres estilosas, antenadas no universo + cult do design e que optam pelo manual na hora de imprimir sua marca no mundo.
Cheia de entusiasmo, se mostra feliz ao ver que o trabalho se constitui em + um elo que permite às mulheres de sua equipe enxergarem em seu potencial uma forma concreta de transformação social através de sua renda e, ainda, de muita realização pessoal com o resultado do que juntas têm construído ao longo dos anos.
Wanessa Lays é Contadora e Mentora de Produtividade, empresária e colunista da Revista DUE. @wanessalays_
Fã do empreendedorismo feminino e da Inteligência Emocional, usa seu conhecimento e metodologia de produtividade humanizada para conduzir mulheres a uma vida mais leve e repleta de resultados sem se esgotar. Durante a pandemia precisou levar seu trabalho integralmente para o mundo online e seu negócio ficou sem fronteiras geográficas, podendo ajudar mães empreendedoras de vários Estados do Brasil e do mundo. Ver mulheres em ação, vivendo uma vida plena e tirando sonhos do papel é o que a fascina e a coloca em movimento.
Darty Vasconcelos é relações públicas e estrategista em posicionamento e comunicação de marcas pessoais. @dartyvasconcelos
Empreendedora multipotencial, usa suas habilidades para ajudar mulheres a desenvolverem suas marcas pessoais e se posicionarem no mercado. Entusiasta do empreendedorismo feminino, acredita que a comunicação é o canal para que outras mulheres mostrem o poder que tem, e tenham suas marcas conhecidas e reconhecidas pelo que são e pela transformação que causam. Durante a pandemia aprendeu que não existem fronteiras para se conectar com pessoas e causas e que é possível se reinventar em meio ao caos.
Acredita que mulheres que reconhecem o seu poder e dão voz a sua autenticidade tornam o mercado melhor.
Tamires Melo é mãe, proprietária do Assessoria dos Cachos, Especialista em cachos pioneira em Alagoas. Empoderar pessoas através do uso de cabelo natural é sua missão: sobre cabelos e identidade. @tamiresmeloficial
Com o advento da Pandemia, criou a Assessoria dos cachos online, atendendo de Maceió ao Texas.
“Cabelo ruim não existe. Quando se tornar comum mulheres assumidamente cacheadas, onduladas ou crespas em todos os espaços do nosso dia a dia, veremos que não se trata da última Moda do momento, e sim, de Identidade.”
Brunna Mendes (ou Tia Bru) é Profissional de Educação Física, atuando como Personal Trainer, Consultoria Esportiva e faz parte do grupo de colunistas da Revista DUE. @brunna.personal
Adepta do estilo de vida saudável e apaixonada por atividade física, tem como objetivo principal ajudar mulheres a criarem e manterem uma rotina de exercícios de forma equilibrada, em prol da saúde, bem-estar e qualidade de vida. Onde corpo, mente, espírito e emoções estão conectados, cada qual com sua importância. Sua atuação rendeu no último ano grandes frutos, expandindo as fronteiras através dos atendimentos on-line.
“Empoderar mulheres utilizando a prática de exercícios físicos como ‘medicina’ é curar e expandir minha alma feminina.”
Tamylka Viana é uma alagoana cheia de energia. @tamylkaviana
Atriz, comunicadora, especialista em gestão de projetos. Se aventura em compartilhar pensamentos, reflexões em textos escritos em PRIMEIRA PESSOA.
Taiane Celice é Diretora do Miss Brasil Plus Size e faz eventos para elevar a autoestima das mulheres. @taianecelice
Na pandemia percebeu que poderia ir além do evento presencial e começou a se posicionar com conteúdos e interações com sua audiência. Em 2021 ela promete muitas novidades para alcançar mais mulheres maravilhosas.
“Vamos formar um exército de mulheres que vale a pena conhecer. Mulheres felizes, que brindam, que se amam e que lutam por seus objetivos. Quando a mulher se ama e sabe o que quer, ela entende que só depende dela. Aí é uma questão de tempo para a transformação acontecer. Vamos celebrar!”
Stella Leoni é Servidora Pública Estadual, formada em Auditoria Fiscal e Tributária (RJ), Direito (AL) e Métodos de Som Terapêutico Peter Hess (Alemanha).@massagemdesom_stellaleoni
Conheci a Massagem de Som e os resultados do Som Certificadamente Terapêutico do Método Alemão Peter Hess, após eu ter pessoalmente vivenciado e superado problemas de saúde.
A Massagem de Som mudou minha vida e sou imensamente feliz por dar estes Sons e ver, nos olhos das pessoas, imediatamente após o Procedimento, os resultados contribuírem a enriquecer, manter e recuperar a Saúde e a Vida das pessoas que, antes, como eu, sofrem por vários motivos.
Transformar e superar é a grande virada.
Yara Carvalho é Arquiteta e Urbanista, fundadora do escritório YA Arquitetura e colunista do Portal da Revista DUE. @yaarquitetura
Apaixonada por design e moda, faz uso da sua habilidade criativa para solucionar problemas do espaço habitado, apostando no poder da arquitetura para transmitir emoção, bem-estar e experiências que transformam vidas.
Ana Madalena Sandes é sertaneja e leonina, graduada em administração e especializada em gestão municipal. Apaixonada pelo tema Diversidade e gestora do Sebrae Delas. @anamsandes
Sempre achei que nós mulheres podemos estar no lugar reservado a ela e desde que pude contribuir com isso, primeiro me construindo, reconstruindo e desconstruindo, transformando e buscando todos os dias ser melhor para contribuir com o universo feminino. Com o ODS 5 – que trata da Igualdade de Gênero e pude alinhar esse trabalho ao meu papel de gestora que trabalha a competitividade dos pequenos negócios, pretendo me conectar a essa mulher e a essa rede que apoia “o feminino” para que essa mulher empreendedora possa chegar ao lugar que é dela.
Júlia Nunes é advogada militante no combate à violência contra a mulher. @advogada_da_mulher_
É Palestrante, professora e presidenta da @associacaoame. Instrutora, Bicampeã brasileira de tiro. Através de seu trabalho e rede, acolhe mulheres vítimas de qualquer forma de violência.
Maria Helena Veiga é Assistente Social, especialista em Planejamento e Gestão de Projetos Sociais e criadora da Florita Urbana. Mãe de três filhos descobriu seu talento pelo empreendedorismo quando decidiu ter mais qualidade de vida junto com sua família. Em 2017 criou a primeira feira itinerante de fomento à economia criativa do Estado de Alagoas. @floritaurbana
“O colaborativo é a força transformadora de realidades, pensar junto é crescer em parceria. Acredito no potencial da construção de redes e no fomento de pequenas empresas como o único caminho para vivermos o presente que já é coletivo. Ninguém anda mais sozinho, essa é a regra da vez”.
Flávia Motta é comunicóloga e professora. A pandemia lhe mostrou que união entre mulheres têm uma força que ultrapassa barreiras. @flavia__motta
“Já passei por muitos momentos de solidão durante estes quase 10 anos como imigrante pelo mundo, porém o que sempre me salvou foram os laços criados com mulheres – de diferentes culturas e regiões. Na pandemia não foi diferente, já que no momento de isolamento todos nos vimos reféns da virtualidade. E na virtualidade consegui estreitar laços e manter minha sanidade através do apoio mútuo entre mulheres”.
Mônica Casado comanda a marca Fios Beauty Studio, um dos salões mais tradicionais de Alagoas, com mais de 30 anos de atividade. @monicacasado
A alagoana Mônica fez cursos nas melhores academias do mundo, como Jean Marc Joubert, Vidal Sassoon e Llongueras. Seu talento e técnica também a levaram a fazer parte do grupo de jurados de competições importantes, como o Trend Vision, da Wella, e o Colour Trophy, da L’Oréal. A expert também é conhecida pelas noivas que faz e, inclusive, já publicou o livro “Noivas pelo Mundo”.
Djanira Francisca cria e produz acessórios de crochê, arte que aprendeu com sua mãe aos 11 anos de idade. @crochicas.acessorios
“Durante 30 longos anos como servidora pública, o crochê ficou adormecido. Próximo a aposentadoria resolvi fazer algumas peças como passatempo. Fiquei muito entusiasmada com o resultado. Me aperfeiçoei com técnicas novas e modernas, melhorando cada vez mais minhas peças.
Amo o que faço, todo meu processo de criação é voltado para mulheres, no sentido de deixá- las mais bonitas, mais felizes. Recomendo as mulheres que fazem algum tipo de artesanato que invistam na sua arte, porque agulha e linha me salvou nessa pandemia.
Danielle Cândido é jornalista, ComCorp, professora, pesquisadora e fundadora da Rede Mercado Mulher @daniellecandido
“Acredito que existe uma força comum às mulheres além daquela que as tornam equilibristas nas suas multifunções: a força de ver a transformação acontecer internamente e também ao nosso redor, com todo talento, sensibilidade e empatia do universo feminino. E assim temos a esperança de um lugar melhor, onde podemos nos conectar em rede e nos fortalecer para uma nova jornada. O maior presente no dia 8 de março é um sonho coletivo: celebrar junto com mulheres fortes, aprender com elas e crescer juntas”.
Letícia Lopes é uma jovem de 21 anos, fundadora da Digital Boss, empresa de marketing digital no Instagram. Apaixonada pelo mundo do empreendedorismo, empodera mulheres através de conteúdo e mentoria de social media. @digitalbossmcz
“Acredito que mulheres podem ter liberdade financeira, geográfica e autoestima elevada ao desenvolver um trabalho que não só ajuda outras marcas, como transforma seu próprio eu. O que passei ao me tornar uma profissional de redes sociais, quero que outras mulheres sintam e vivam, por isso trabalho para formar mais mulheres empreendedoras, no meu segmento”.