Empreender é um caminho de desafios e recompensas. O crescimento de um empreendedor precisa ser diário, seu interesse, curiosidade e desejo por ir além das expectativas. No mundo do empreendedorismo feminino isto não seria diferente, apenas traz consigo outras variáveis como resultado de um ambiente antes preenchido em sua maioria por homens.
Muito antes de agir, empreender é observar, perceber as demandas do cenário em que sua área se encontra e então propor soluções. E é realmente incrível como sempre há espaço para boas ideias.
Dando os primeiros passos e formando uma rede
O começo desta jornada é semelhante a entrar em um país desconhecido. Você ainda não conhece a língua, seus costumes e como funcionam suas necessidades, mas logo é possível se conectar com os moradores daquele lugar e aprender mais. Formar uma boa rede de apoio é essencial neste processo. É através da rede que conhecer o território se torna mais simples.
Claro que neste trajeto é possível se deparar com competitividade, mas não desista de primeira, acredite que ainda existem pessoas que querem crescer junto a você. E se não encontrou uma equipe, porque não forma-la?
Pense em profissionais mais maduras que desejem dividir suas experiências, ou outras que estejam começando como você, mas que busquem melhorar, dispostas a evoluir juntas!
Desenvolvendo habilidades
Identifique as habilidades necessárias para seguir seus objetivos! Hoje é possível encontrar diversos cursos gratuitos disponíveis na internet e com grande qualidade no ensino. Em sua cidade talvez existam sindicatos, empresas que dão suporte aos empreendedores, palestras, mentorias, neste momento o importante é buscar meios de se desenvolver. Busque exemplos de profissionais que já chegaram onde você almeja e aprenda com estas histórias.
Seja criativa neste processo, e não se esqueça: desenvolver uma nova habilidade demanda energia e foco, mas para que você crescer é necessário respeitar seu tempo e cuidar de si neste caminho. Você é mais importante que a habilidade que precisa formar, por isso não se culpe e aproveite o trajeto!
Gestão do tempo
Seu tempo revela suas prioridades e como você tem lidado com elas. Seu desejo é empreender? Então entenda sua agenda, como ela tem funcionado e quais seus desafios atuais. Uma mulher que entende o valor de seu tempo sempre está à frente pois sabe quanto vale cada um de seus preciosos minutos.
Por isso, analise sua realidade e seja dona do seu tempo. Muitas vezes aceitar as demandas externas por não saber dizer não, ou ter dificuldade em identificar a sua real disponibilidade pode te tirar do foco. Por tanto, identifique seu objetivos e priorize o que te leva a seu sonho.
Vencendo as batalhas mentais
As habilidades e o nicho de atuação podem parecer as maiores dificuldades à frente, mas a batalha mais difícil é a que é travada na mente. Lutar contra as inseguranças e medos é essencial para seguir leve. A jornada é desafiadora e você não precisa se culpar por ela. Apenas seguindo com um passo de cada vez é possível crescer e se amar durante o caminho. Por tanto, se necessário tire um tempo para ouvir aquilo que necessita, seja descanso ou um tempo para refletir, organize sua mente e volte ao jogo por completo. Você já está vencendo enquanto se movimenta rumo ao objetivo!