Encha sua taça de vinho sem culpa

Foto: Kelsey Knight - Unsplash
Bebida mostra-se a opção alcoólica mais benéfica à saúde.

Que álcool quando consumido em grandes dosagens traz malefícios à saúde já não é mais novidade, porém os degustadores de vinho podem sentir-se menos culpados: a bebida, que tem conquistado mais e mais consumidores a cada ano, carrega consigo uma leva de benefícios à saúde. Contudo, tal afirmação não traduz o sentimento de realização dos bebedores compulsivos. Deve-se também beber vinho com moderação. A quantidade indicada por estudiosos é de uma taça por dia durante as refeições.

Muitos são os benefícios, como prevenção de doenças cardiovasculares, fortalecimento da memória, prevenção de riscos de doenças oftalmológicas, entre outros. Porém, segundo um estudo realizado pelo Hospital Universitário Palacký, na República Tcheca, os benefícios da bebida, principalmente relacionados ao coração, só podem ser alcançados quando associado a exercícios físicos.

Durante a pesquisa, intitulada por In Vino Veritas (A Verdade No Vinho, em tradução livre), 146 participantes foram acompanhados durante um ano. Durante 5 dias na semana, os homens tomaram de dois a dois copos e meio da bebida, enquanto as mulheres se restringiam a dois copos. Metade de cada grupo tomava vinho tinto e a outra metade vinho branco. Com suas informações (taxa de colesterol, pressão e afins) monitoradas, além de dieta e atividades físicas, foi-se observado que os benefícios da bebida apareceram apenas no grupo das pessoas que se exercitavam duas vezes por semana, independente de ser vinho tinto ou branco.

Mesmo com o resultado positivo da pesquisa apenas para parte dos participantes, foi constatado que a bebida é a que traz mais benefício para a saúde humana do que qualquer outra. Então, na hora de escolher algo para acompanhar seu almoço, opte pelo vinho e voilá! Bon appetit!

Curiosidades

  • Gosta de vinho, mas acha desconfortável a pigmentação nos lábios deixada pela bebida? Simples: misture um pouco de açúcar com água na ponta do dedo, esfregue contra os lábios e beba sua taça sem preocupações!
  • No Canadá existe uma vinícola especializada em fabricar vinho através de uvas verdes congeladas. Segundo eles, o sabor do vinho fica mais concentrado e, ao tomá-lo, pode-se sentir bolhas de ar espocando na boca (sim, é verdade! Quem vos escreve provou e aprovou a bebida). O valor é um pouco mais alto do que a média, mas vale à pena a experiência.
  • Você sabe a diferença entre frisante e espumante? A chave do mistério está na quantidade de gás posta durante o engarrafamento da bebida. O primeiro recebe uma quantidade mais sutil, já o segundo recebe mais volume de gás.
  • Uma taça ou duas de vinho tinto ou branco durante a refeição tem o poder de eliminar bactérias responsáveis por quase todos os tipos de doenças causadoras de infecção alimentar.
  • Não faça mais confusão: enólogo é o profissional que trabalha diretamente nas indústrias dos vinhos, quem supervisiona a produção e coordena seu processo. Já aquele que atende seus clientes em um restaurante e dá dicas para uma melhor escolha é chamado de sommelier.
Tags
,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.