Dormir, relaxar e alimentar-se bem é essencial para obter bom resultado
Período de provas é um momento muito desgastante para qualquer aluno. Quando o assunto é vestibular, nem se fala. A tensão aumenta e os estudantes, preocupados apenas em dar conta de todo o conteúdo, acabam esquecendo os cuidados que devem ter com alimentação, descanso e até mesmo com a roupa que devem vestir no dia da prova. Porém, esses detalhes podem fazer a diferença e oferecer um bom resultado na hora do exame. Nos próximos dias 3 e 4 de novembro, alunos do Brasil inteiro estão participando do Enem 2012. Para esses dias decisivos, os cuidados antes da prova são muito importantes.
Antes de qualquer coisa, é preciso dormir bem. “Ter uma boa noite de sono é essencial. Não adianta passar a noite em claro, tentando revisar assuntos, pois isso só fará com que o aluno acorde indisposto no dia seguinte. Se a pessoa dorme mal, o cansaço poderá atrapalhar no momento da prova, já que fica mais difícil assimilar o conteúdo”, alerta Luana Fabíola, nutricionista do Hapvida.
No entanto, a boa alimentação também dá garantias de desempenho positivo durante a prova. “É preciso ter bastante cuidado com o que vai ingerir antes da prova. Quanto mais leves forem as refeições, melhor para o aluno. Evitar frituras e comer frutas e verduras é a melhor opção para quem não quer ter problemas durante o exame”, aconselha a nutricionista.
Além disso, outra questão que poucos jovens dão importância é o tipo de roupa mais adequada para fazer a prova. Para as meninas vaidosas principalmente, fica a dica: usar roupas leves e confortáveis é essencial. “Até é possível investir no visual, mas sem esquecer o bem-estar. O ideal é usar roupas folgadas, principalmente para quem vai fazer a prova em região de clima quente, como o nosso. Para as meninas, aconselho que deixem o salto um pouco de lado e usem sandálias rasteiras e confortáveis para o pé. O importante é estar bem durante a prova”, afirma Luana.
Dia da prova
Lembrando que os portões dos locais de prova do ENEM 2012 serão abertos às 12 horas e fechados às 13 horas. Quem chegar atrasado não terá o direito de entrar. Em todas as cidades é levado em conta o horário oficial de Brasília/DF. Além do cartão de inscrição, é indispensável a apresentação de um documento de identificação pessoal com foto.
O Exame deste ano será aplicado em aproximadamente 150 mil salas de aula.
Por Assessoria