Viajar nunca é bastante para quem gosta de conhecer culturas e idiomas diferentes. Além de mudar de o cenário cotidiano, espairece a mente e ensina nos menores detalhes – na moeda corrente, na forma de abordar alguém para pedir informações, etc. Segundo o site do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, nos últimos três anos, o número de brasileiros no exterior triplicou: de 2,2 milhões para 7,5 milhões de tupiniquins pelo mundo afora. E entre os países mais visitados, os Estados Unidos encontram-se em primeiro lugar na lista. Para facilitar a vida dos nossos leitores que pensam em pisar em solo norte-americano, a Revista DUE decidiu fazer uma breve lista de alguns locais interessantes – e dos clichês aos mais diferenciados – que você pode encontrar na terra do titio Obama. Preparados para viajar por entre as páginas? Simbora!
Costa Leste
Nova York/ Nova York (NY)
Conhecida como a capital do mundo, a cidade de concreto é admirada por sua influência e diversidade cultural – por toda parte você ouve vários idiomas sendo falados ao mesmo tempo. Cenário de inúmeros filmes Hollywoodianos, a cidade inspira qualquer um que ponha o pé nela. Entre as esquinas nova-iorquinas, pode-se escolher todo o tipo de experiência: cultural com os Museu de Arte Moderna (MoMa), Museu de Arte Metropolitana (MeT), Museu Guggenheim. Entre arranha-céus com o Empire State Building e o Top of The Rock, onde você tem a possibilidade de ter uma visão de 360 graus da cidade. Religiosas, com a St Patrick´s Cathedral e St Paul`s Chapel, que guardam historias de há milênios. Clichê, com a Estátua da Liberdade, Brooklyn Bridge e Central Park, que carregam consigo as mais belas imagens e histórias de quem passa por la. Diversão noturna acha-se para todos os gostos; pubs e clubs para solteiros e acompanhados, shows da broadway, eventos culturais de acordo com a estação do ano. A cidade faz jus à sua fama. Não esqueça: a melhor forma de se locomover pela cidade é utilizando os metrôs. Tente ao máximo evitar pegar trânsito, a não ser que seja extremamente necessário.
Stowe / Vermont (VT)
O estado, conhecido por suas montanhas e paisagem bucólica, é um dos estados mais turistados da ala Oeste, seja em qualquer estação do ano. Famosa pelo diverso número de Resorts e estações de esqui, a cidade de Stowe recebe vários visitantes interessados em esquiar durante o inverno e, nas demais estações, recebe interessados em paisagens mais naturebas e contrárias à big cities como nyc. A cidade é famosa, também, pelo grande número de festivais culturais que lá acontecem. Vale a pena. Obs.: Por ser uma cidade pequena, o transporte público é falho; o melhor a se fazer é alugar um carro e dirigir até lá.
Washington DC
Capital do país americano, a cidade de Washington é localizada no Distrito de Columbia. Como qualquer cidade grande, DC tem opção para todas as idades e gostos, porém com um forte referencial na parte cultural. Para início de jornada faça todo o trajeto dos monumentos mundialmente conhecidos como a Casa Branca, o Capitólio do Congresso (aberto à visitação dependendo da estação do ano), o Pentágono (não é aberto à visitação), o Monumento de Washington e o Lincoln Memorial, que tem à sua volta monumento aos vietnamitas mortos durante a Guerra do Vietnã, o Memorial de Martin Luther King e o da Segunda Guerra Mundial. Além destes pontos turísticos, você encontra diversos museus, como o Museu do Holocausto, Museu Nacional do Ar e Espaço, Museu de Arte Contemporânea e muito mais. O melhor de tudo: 90% dos museus e pontos turísticos são gratuitos! É uma cidade limpa e organizada, além de acolhedora com seus visitantes. O melhor de tudo: transporte público espetacular.
Grandes Lagos
Chicago /Illinóis (IL)
Cidade mais populosa do estado de Illinois e a terceira maior do extremo norte dos EUA. Apesar de ser uma cidade com temperatura climática muito baixa, Chicago tem muita história para contar. Por ser uma cidade mais fria do que o normal, Chicago geralmente não entra na rota de turismo, o que se torna uma grande perda para quem vai ao país no intuito de ver coisas diferentes. Rica em sua arquitetura, a cidade tem os mais variados formatos de prédios e, entre eles, o John Hancock Center, com 94 andares de altura e permite ter uma visão de 4 estados diferentes lá de cima. Fora isto, a cidade tem o Navy Pier, famoso por aparecer em diversos filmes hollywoodianos por ser atrativo de turistas tanto pelo dia quanto pela noite e o famoso Feijão prateado, que fica em downtown e é o ponto turístico principal. Dica: a melhor época de visitar Chicago é no St Patrick’s Day. O Governo Municipal colore o Rio de Chicago de verde e a cidade torna-se uma grande festa colorida, com pessoas pintadas e vestidas conforme a data comemorativa, além de eventos em praças públicas e locais fechados. Transporte público exemplar.
Região Sul
Nashville / Tennessee (TN)
Conhecida como a capital do Country, Nashville exala cultura! Apaixonante por si só, a cidade tem como predominante o clima musical, com diversos eventos culturais realizados em praças públicas. A cidade foi, também, berço para os cantores Johnny Cash e Elvis Presley, paixões dos amantes da boa música. Diferente da ala leste, aqui você encontra gente mais calorosa, homens vestidos em botas e chapéu de caubói e bares com dança típica (!!). Para diversão noturna, a cidade tem a Brodway Street, com diversos bares, pubs e clubs para todos os gostos musicais – lembrando da predominância do country -. Para quem gosta de conhecer diferentes culturas a cidade é um berço de ouro. Transporte público deixa a desejar, porém funciona bem. Dica: Para quem planeja road trip por lá, vale a pena dirigir cerca de uma hora para a cidade de Lynchburg, onde se localiza a destilaria do whisky Jack Daniels. A mais ou menos 4 horas de lá encontra-se também a cidade de Memphis, onde é possível conhecer um pouco mais sobre Jazz e Soul, característica forte da região. Lá também se encontra Graceland, a “cidade” do cantor Elvis Presley – é possível conhecer através de tours a casa em que Presley morou e o museu de seus carros e jatos particulares. É uma experiência única.
New Orleans / Lousiana (LA)
De todos os locais turísticos, Nova Orleans é a cidade que mais se aproxima do estilo brasileiro. Conhecida pelo Mardi Gras (carnaval celebrado em março, onde pessoas se fantasiam e passeiam pela cidade), NoLa é uma das poucas cidades nos Estados Unidos onde é permitido beber cerveja ou qualquer tipo de bebida alcoolica na rua. Apesar de ser um distrito pequeno, NoLa tem muita história para contar por suas ruas. Pela forte influência francesa e africana, ruas mantém até hoje nomes franceses e africanos. Por ser próxima ao mar, o local oferece excelentes experiências gastronômicas através de pratos com frutos do mar, como Jambalaia. O local mais visitado tanto por festeiros (ou não) é a Bourbon Street – uma longa rua com bares, pubs e clubs com diferentes estilos musicais. Para quem planeja despedida de solteiro ou viagem inesquecível com amigos, essa é a pedida. A cidade oferece aos turistas um bondinho que atravessa o distrito de norte a sul. Ótimo transporte público.
Savannah / Geórgia (GA)
Pequena cidade por seu tamanho territorial e imensa pelo tanto de fatos históricos que consigo carrega. Savannah, na Georgia, é uma das mais antigas cidades do país norteamericano. Com forte predominância da cultura africana por ter sido entrada de escravos nos séculos anteriores, a cidade é conhecida também por várias histórias de assombração. Há alguns anos era realizado um programa de caça fantasmas no distrito. Apesar de parecer sinistro, vale a pena passear por entre as ruas arborizadas e pegar o por do sol na Market Street, onde músicos fazem shows abertos ao público. A influência musical em Savannah pode ser nitidamente sentida em cada esquina. É também um dos poucos locais onde é legal beber algo alcoolico na rua. Ponto negativo: transporte público – por ser uma cidade pequena e não tão visada, o transporte público funciona até às 20h30. Caso você invente de ir sozinho (como a que vos fala), planeje bem este ponto.
Austin / Texas (TX)
Quando se fala em Texas, geralmente as cidades apontadas são Dallas e Houston. Apesar de ser pequena, a cidade é a 13a cidade mais populosa dos EUA. Para quem curte esporte, é uma boa chamada. Anualmente são realizados diversos eventos esportivos. Capital do estado texano, Austin é conhecida também pelo seu alto número de universitários por ter a Universidade do Texas localizada por lá. Além dela, faz-se obrigatório passar no Capitólio do Texas e no jardim botânico, que são de tirar o fôlego de tanta beleza. Para quem curte vida noturna, a cidade conta com a 6th Street, fechada nos finais de semana para pedestres transitarem à vontade entre os diversos bares localizados por lá. Transporte público por lá não é lá dos melhores, mas dá para sobreviver. Dica: aproveite a culinária Texana, onde você pode provar a real ribs americana. É um pecado gastronômico!
Costa Oeste
Las Vegas / Nevada (NV)
O que acontece em Vegas… É publicado em rede social! Famosa por esta frase, a cidade recebe anualmente 4 milhões de visitantes (sendo em sua maioria: BRAZUCAS!), que procuram jogar em cassinos e ir a festas pela noite. Situada no meio do deserto, Vegas é quente o ano inteiro e não dorme: você encontra festa de segunda a segunda e em qualquer horário. Com hotéis que remetem a famosos pontos turísticos mundiais, como torre Eiffel, pirâmides do Egito e muito mais, a cidade é marcada pela beleza inigualável da Las Vegas Boulevard (ou Strip) onde se encontram quase todos os hotéis citados. Em qualquer época do ano, solteiro ou casado, com família ou sozinho – Vegas é sempre uma boa pedida.
Tucson / Arizona (AZ)
Situada no meio do deserto árido dos EUA, a cidade arizonense carrega em sua essência muita cultura espanhola, ocidental e mexicana, que podem ser degustadas em seus famosos restaurantes. Rica em beleza natural, a cidade possui também uma das sete maravilhas do mundo: o Grand Canyon. Com 29km de extensão, o vale e seus cerca de 2 bilhões anos de história deixam qualquer visitante sem palavras. Apesar da cidade ser pacata, a visita vale a pena. É algo indescritível. Transporte público: esqueça. Alugue um carro e seja feliz (Você pode esticar para Vegas, são apenas 4h de distância entre as cidades).
Califórnia (CA)
Tentei escolher somente uma cidade desse estado, mas é impossível. Com uma das costas mais bonitas do mundo, o estado dá show em beleza natural. San Diego, situada mais ao sul, é famosa pelo grande número de surfistas na cidade – pode-se considerar uma Maceió americana mais estruturada. Mar cheio de ondas, gente bonita e educada, cidade pacata… É uma ótima pedida para férias mais tranquilas. Subindo um pouco temos Los Angeles ou, para os íntimos L.A.; cheia de glamour e fama, a cidade é palco de inúmeros eventos hollywoodianos e, por si só atrai milhares de visitantes anualmente. Vale a pena passar alguns dias para ver histórias por suas ruas e esticar uma passeada de bike até Venice beach e/ou pier de Santa Mônica. O visual é digno de filme. Subindo mais ao centro do estado temos Carmel e Monterey, duas cidades pequenas ligadas pelo trajeto Big Sur – dirigir pela costa te faz admirar por horas a paisagem sem nenhum esforço; o local é de tirar o fôlego e deixa qualquer um admirado. Em Monterey está localizado também o maior aquário daquela costa: Monterey Bay Aquarium. Vale a pena a visita! Há apenas 3h de Monterey você pode esticar para San Francisco. A cidade mais cool do país! repleta de ladeiras que te dão imagens absurdas do pacífico, a cidade tem história para dar e vender. Um dos pontos mais famosos é a prisão de Alcatraz. A visita, que dura em média 3 horas, é uma bela aula de história americana. Culinária absurdamente deliciosa, a cidade dá show em pratos de frutos do mar! Poderia passar um ano falando desse estado, que conquista todo e qualquer visitante que por lá passa!
Dadas as dicas, agora é só arrumar as malas e correr para o abraço! Porém não esqueça: antes de qualquer viagem, procure pesquisar ao máximo sobre o local – transporte, culinária, cultura, – para não passar nenhum perrengue. Imprevistos sempre acontecem e quanto mais preparado você estiver, melhor! Enjoy!
Flávia Motta é jornalista, tradutora e professora de idiomas. Nas horas vagas se arrisca a escrever nos idiomas os quais andou aprendendo nessa vida. É alagoana de nascimento e criação, e com orgulho, mas se considera passageira do mundo.