Quando pensamos em decorar a casa, sempre nos preocupamos com móveis, acessórios, revestimentos para piso e paredes, mas o teto – na maioria das vezes – fica em segundo plano com gesso convencional e pintura branca, não é?
Já pensou que o forro pode ser o protagonista do seu ambiente? Pois é! Preparamos esse texto para você, com 4 opções de materiais que irão te ajudar na hora de reformar a casa. Leia, se inspire e transforme.
1. Gesso
O mais comum entre as opções, pode ser acartonado ou convencional:
Convencional: custo mais acessível, gera mais transtornos na obra com relação a sujeira e tempo de execução, além de ser um produto super frágil.
Acartonado (drywall): composto por placas de gesso + estrutura em ferro galvanizado, é um sistema pré-moldado com um custo mais elevado, quando comparado ao convencional, porém com maior resistência e mais agilidade na execução.
Aposte em sancas iluminadas, molduras boiseries e pinturas para trazer mais originalidade. Atenção para não exagerar e deixar o ambiente sobrecarregado demais, ein? Equilíbrio é tudo!
2. Bambu
Incrível para pegadas rústicas como áreas externas e bangalôs. Por ser um produto natural, é preciso fazer um tratamento anti pragas no forro de bambu autoclavado para maior durabilidade e resistência ao tempo. Além disso, requer um cuidado especial na limpeza com espanador de pó, pano e em contato com a umidade que necessita de aplicação de verniz.
Pode ser uma boa escolha para proteger seu bangalô coberto dos raios solares e deixar o ambiente mais charmoso e agradável. O modelo trançado sem emendas, abaixo, é utilizado para proteção da umidade e raios de sol.
3. Madeira
Que a madeira trás todo charme, sofisticação e aconchego ao ambiente todo mundo já sabe. Um acabamento super atemporal, quando utilizada no forro é encantador. Confira as inspirações a seguir.
Em lambri ou colmeia, podem ser feitos em diferentes madeiras como pinus, jatobá, ipê, cumaru, entre outras. A madeira é um excelente isolante térmico, durável e com estética incrível, porém requer manutenção periódica, são suscetíveis a pragas, em contato com a umidade pode dar mofo e possui um alto custo, quando comparada ao gesso e pvc. Portanto, requer muitos cuidados e atenção para o local de uso no ambiente proposto.
4. Teto Vinílico
Possui um design exclusivo com impressão digital, que imita madeira, concreto e outras texturas, com zero manutenção, alta durabilidade, resistência e 100% reciclável. Para você que quer uma obra rápida, prática, sem sujeira, com alto acabamento e elegância. Todos os benefícios que a madeira nos proporciona, sem preocupações com mofo, pragas e manutenção.
Os custos variam de R$90,00 a R$150,00 o m². Vale a pena conhecer as diferentes linhas do teto do futuro para encontrar o acabamento ideal para o seu ambiente. Queridinho dos arquitetos e designers, já é sucesso no ramo de arquitetura e construção: https://www.tetovinilico.com/teto-do-futuro. [ @tetovinilico no instagram ]
Além dos perfis de acabamento roda-teto em pvc, do próprio fabricante, é possível utilizar outros materiais como alumínio, madeira entre outros – aquele que mais se adequar a sua necessidade, sem perder a garantia. Sensacional, não é mesmo? Mais opções, flexibilidade, garantia e segurança para especificadores e clientes.
Agora você já sabe em qual opção apostar! Ainda ficou na dúvida? Procure empresas especializadas e uma profissional de arquitetura para te auxiliar, por meio de consultoria ou projeto.
Obrigada por chegar até aqui. É muito gratificante compartilhar meu mundo profissional com vocês. Conheça nosso trabalho através do instagram: @YAarquitetura. Teremos o maior prazer em recebê-los!
Nos vemos em breve, no próximo texto!
Um grande beijo,
YA
Apaixonada por arquitetura, design e moda, Yara Carvalho é Arquiteta e Urbanista formada pela Universidade Federal de Alagoas. Natural de Juiz de Fora-MG, mora há 20 anos no Paraíso das Águas, Alagoas, onde firmou suas raízes. A frente do escritório YA Arquitetura, confia no poder da criação para transmitir emoção, experiências e transformar vidas.