“Homem provedor? Um presunto dentro de casa eu mesma coloco”, diz Mônica Martelli ao podcast “De Carona Na Carreira”

Instagram @decaronanacarreira

No episódio desta semana do podcast “De Carona na Carreira”, de Thais Roque, a convidada é Monica Martelli conta sobre sua vida rompendo barreiras com tudo o que a sociedade espera de uma mulher. Um exemplo real e inspirador de quem foi em busca de construir a própria carreira e que leva essa lição para a vida pessoal e afetiva, com a consciência de que nossa realização está dentro de nós mesmos e não em outra pessoa: “nosso maior erro é colocar nossa felicidade na mão do outro”.

A atriz e autora do espetáculo “Os Homens São de Marte…e É pra Lá que Eu Vou” conta diversas histórias de sua trajetória incomum como o reconhecimento profissional que veio só aos 37 anos, a gravidez aos 40 e a segunda paixão aos 50, além dos micos antes do sucesso.

“Antes eu vivia de fazer testes, vivia de participações que era de onde eu tirava o meu dinheiro. Mas esses anos de perrengue me fortaleceram, porque nos tombos, nas falhas, nos erros é onde a gente se fortalece”, conta. “Um dia me ligou um produtor de elenco do programa da Angélica dizendo que tinha um um videokê com bichos e me convidou pra fazer a cobra. No dia, entra a figurinista dizendo que a cobra caiu e eu ia fazer a tartaruga, uma fantasia enorme e eu só com a carinha pra fora toda pintada de marrom. Na hora fiquei deprimida”.

A virada da carreira

“Uma época eu estava triste com a profissão, aí minha mãe vira pra mim e diz ‘minha filha, pega um caixote sobe em cima no meio da praça e fala seu texto pro mundo, mostra quem você é’. Aí eu percebi que eu estava sempre esperando o projeto do outro, o olhar do outro. Parei tudo e escrevi os Homens ‘Os Homens São de Marte…e É pra Lá que Eu Vou’. A minha praça foi o Cândido Mendes, em Ipanema, um teatro pequeno de 68 lugares que foi onde eu estreei e a partir dali a minha vida mudou”.

Uma semana depois, Mônica já foi obrigada a fazer uma segunda sessão não planejada. Entrou no palco pela segunda vez às 23h, com o figurino molhado de suor e viu o teatro novamente lotado, com pessoas sentadas nas escadas, foi a primeira vez que experimentou a sensação: “meu Deus, minha peça é um sucesso. Depois disso já fiz espetáculos para milhares de pessoas, mas daquele dia, dessa sensação, eu jamais vou esquecer”.

Apaixonada aos 50 anos

Sentir-se novamente apaixonada após os 50 anos também é considerado por Mônica um dos sinais de sua vida fora dos padrões esperados pela sociedade para uma mulher. E aproveita para contar à Thais o que espera de um relacionamento.

“Eu tô cagando para homem provedor, um presunto dentro de casa eu mesma coloco, eu quero um homem parceiro, que esteja comigo na minha caminhada”, conta. “Os homens se assustam com mulheres bem-sucedidas porque eles também são vítimas dessa sociedade machista, ele se sente cobrado, e se não consegue ser o mais forte ele se sente diminuído e isso reflete em nosso dia a dia, manipulando, colocando a gente pra baixo, fazendo chantagem. Eu já tive um namorado que para falar sobre o meu trabalho eu tinha que pisar em ovos, pois falar disso o fazia se sentir ameaçado. Desse problema eu não sofro mais”.

Atualmente, aos 55 e ainda priorizando uma relação de namoro, a atriz comparou sua atual situação com o casamento. “Um amigo diz que o problema do casamento é que a gente adia o afeto, porque está ali, vamos ver amanhã. No namoro você precisa estar linda, tem dia marcado para o encontro. Por isso eu digo que sou a favor de, mesmo no casamento, ter dia marcado para transar. Porque você cria um clima, toma um vinho, fala de coisas que não são da casa. A rotina é muito difícil.”

Etarismo

Thais lembra que Mônica acabou se tornando uma representante da luta contra o etarismo e pergunta se esse ela buscou esse papel ou foi algo natural já que ela leva uma vida que inspira outras mulheres de sua idade.

“Com a longevidade, essa terceira etapa da vida é muito mais longa que a adolescência, do que a vida adulta, então a gente tem que cuidar dessa fase. Então, eu quero arregaçar as mangas para falar disso porque eu acho que, nós, mulheres, temos que ocupar todos os espaços. Eu estou no auge da minha vitalidade, da minha força, da minha sexualidade. Hoje eu gosto muito mais de mim, do meu corpo, me acho mais bonita”.

O papo segue contando sobre a época que morou nos Estados Unidos, onde trabalhou até de garçonete, seus 30 anos de terapia, a dificuldade de acreditar e ficar confortável com o sucesso, a amizade com Paulo Gustavo e a dor de sua perda.

O papo completo com essas e outras revelações e reflexões sobre a vida e a carreira acaba de ser disponibilizado no link: Como inventar a própria carreira – Mônica Martelli – De Carona na Carreira | Podcast on Spotify

Sobre o “De Carona na Carreira” e Thais Roque

De carona na Carreira é um podcast apresentado por Thaís Roque com novas entrevistas todas as quintas-feiras. O programa conta sobre as mais incríveis jornadas profissionais, de executivos a celebridades, através de entrevistas e cápsulas rápidas, te levando para passear pelos caminhos percorridos por gente de sucesso, e mostra que o impossível é uma questão de ponto de vista.

Thaís Roque, a idealizadora e apresentadora do canal, formou-se em administração e passou oito anos tentando se encontrar em multinacionais como Nestlé, Pão de Açúcar, Symantec, Cruz Vermelha e Accenture em áreas diversas: Supply Chain, Vendas, Planejamento Estratégico, Recrutamento e Cultura Organizacional.

Para ela, a alegria de viver só acontecia após o expediente e foi em sua incansável busca por um significado a mais em sua vida que, em 2009, foi estudar gerenciamento de negócios e coaching por dois anos na New York University (EUA).

Em 2015 lançou o projeto #MeuPropósito que foi inovador ao trazer propósito como uma forma de trabalho, ganhou muito espaço na mídia e teve sua história contada em um trecho do livro de André Carvalhal, “Moda com Propósito.

Em 2017 cursou no Disney Institute o curso de Qualidade de Serviço, uma das suas grandes paixões e, em 2020, criou o podcast “De Carona na Carreira”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.