Podemos admitir que nenhuma criança irá pular de alegria quando pedir para guardar os brinquedos ou limpar a sujeira que fez. No entanto, é comprovado que atribuir tarefas domésticas a seus filhos os ajuda a desenvolver habilidades críticas para a vida e a se tornarem jovens adultos mais bem ajustados e resilientes.
As tarefas diárias e semanais para as crianças contribuem para um senso saudável de rotina e estrutura, permitem que as crianças experimentem o domínio de suas tarefas o que sustenta a autoconfiança e incutem um sentimento de pertencimento e valor às suas famílias.
Muitos pais querem preservar a infância pelo maior tempo possível, deixando as “crianças serem crianças” e aproveitando bastante as brincadeiras enquanto ainda são jovens. Outros podem ver as crianças como menos capazes, preferindo terminar as tarefas domésticas o mais rápido e eficientemente possível. Esses argumentos fazem sentido, mas também ignoram os muitos benefícios positivos de dar tarefas às crianças.
É muito importante considerar que as crianças são extremamente capazes de realizar qualquer tarefa, pois à medida que elas se acostumam com as tarefas domésticas designadas, elas também começam a se ver como capazes e isso aumenta a confiança. Além disso, passam a se ver como agentes de mudança, o que alimenta seu senso de cidadania.
Elas são jovens agora, mas não serão crianças para sempre, atividades como lavanderia, cozinha serão necessárias para o futuro e essas coisas as escolas não ensinam totalmente. As tarefas também ajudam a ensinar o trabalho em equipe, desenvolver empatia, ensinar habilidades de autocuidado, entre outros.
Você pode designar para a criança tarefas domésticas de acordo com sua faixa etária e a fase de desenvolvimento em que se encontra. Mostre que a ajuda dela será importante para vocês e ainda passarão tempo juntos.
Dos 2 aos 3 anos a criança é capaz de:
- Recolher seus brinquedos
- Por a roupa suja no cesto
- Guardar os sapatos no lugar certo
- Ajudar a tirar o pó de móveis baixos
Dos 4 aos 6 anos a criança é capaz de:
- Organizar os brinquedos por categoria
- Por comida para o bichinho de estimação
- Regar as plantas
- Ajudar a preparar o lanche da escola
- Arrumar a cama
Dos 7 aos 10 anos a criança é capaz de:
- Dobrar as toalhas
- Limpar o quarto
- Varrer o chão
- Colocar e tirar os pratos da mesa
- Lavar algumas louças simples
- Ajudar a preparar as refeições
- Preparar seu lanche da escola
- Guardar as compras do supermercado
A partir dos 11 anos a criança é capaz de:
- Cozinhar coisas simples
- Lavar roupas simples
- Passar pano na casa
- Ajudar a cuidar do irmão(ã)
- Trocar roupa de cama
- Levar o lixo para fora
Dentro de todas estas atividades, ofereça reforço positivo e apoie o envolvimento incentivando e expressando gratidão, em vez de elogiar. Tente dizer: “Obrigada por ser tão útil, você está me ajudando bastante.”
É muito importante que você seja um facilitador. A supervisão e o trabalho em equipe são importantes para garantir a segurança das crianças e garantir que elas concluam as tarefas atribuídas. Fique de olho no progresso e interaja para ajudar, se necessário, mas não faça o trabalho sozinha.
Por fim, incorpore momentos de aprendizado. As tarefas não precisam ser apenas sobre o trabalho. Tente cantar juntos ou contar uma história enquanto vocês dois arrumam. Aproveite o momento para intensificar as relações.
Se entendermos o que atrapalha e o que pode ajudar quando se trata de fazer as tarefas, podemos ter mais chances de ter filhos como membros da família participantes.
As crianças que ajudam nas tarefas domésticas aprendem a ter responsabilidade e adquirem importantes habilidades para a vida que servirão bem a longo prazo.
Arquiteta que após a maternidade descobriu uma paixão pelo universo infantil e passou a se especializar nesta área buscando sempre mais conhecimento sobre a criança e o seu mundo. Hoje Mel Reis trabalha apenas com projetos infanto-juvenis pois acredita que a infância é uma das fases mais importante da vida, e que através da transformação dos ambientes infantis é possível auxiliar no desenvolvimento da criança, além de criar memórias afetivas inesquecíveis.