Faz algum tempo que ouvimos com uma certa frequência o termo: inteligência artificial dentro do nosso contexto social. Seja no trabalho, estabelecimentos comerciais, educação e diversos cenários da rotina diária.
Não! Não estamos em um filme de ficção científica. É real! Em tempos de ferramentas tecnológicas, como utilizar a IA ao nosso favor otimizando tempo e resultados? Pensando na possibilidade de uma aprendizagem mais eficaz, por exemplo, utilizando ferramentas que possam medir o entendimento do aluno e facilite o trabalho dos professores.
Há quem diga que os profissionais serão substituídos por todas estas ferramentas. Acredito que o objetivo não seja de exclusão e sim de melhoria, criar soluções para integrar gestão escolar e qualidade de ensino, por exemplo. Existe uma base de dados que precisa ser preenchida por informações onde só pode ser estabelecidas por uma pessoa real que estudou e se preparou para isso. As etapas neste contexto impulsionam a expansão multidisciplinar, descoberta de novos direcionamentos e a busca por resolução dos problemas hoje existentes na forma de captação de informações pelos alunos, melhorias no método de ensino e aperfeiçoamento dos profissionais no segmento educacional.
Saber como fazer uso destas ferramentas tecnológicas de maneira que englobe todas as classes sociais é o grande desafio, uma vez que é direito de todos. É só recordar de um período bem recente de pandemia, para lembrar das dificuldades vividas por grande parte dos alunos para acessar suas aulas, em especial na rede municipal e estadual de ensino.
A tecnologia é uma aliada. As estratégias de utilização que fazem a diferença para inserir os inúmeros benefícios que ela oferece e garantir os resultados positivos na vida de gerações que não tem nada de artificial.
Heline Pereira Alves, é mãe, filha de Deus, coordenadora pedagógica, psicopedagoga, especialista em inteligência emocional e análise comportamental. Atua na vida de várias famílias através da psicopedagogia e trabalha na transformação das mulheres através do cuidar potencializando a consciência emocional de cada uma delas.