Estamos vivendo uma revolução demográfica mundial, consequentemente, o aumento da expectativa de vida. Com isso, o tema longevidade está cada vez mais presente no nosso dia a dia.
Essa perspectiva está mudando as relações de trabalho, consumo e influenciando entre outros segmentos a saúde.
A OMS traz o conceito de Envelhecimento Ativo como sendo o processo de otimização das oportunidades de saúde, participação e segurança, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida à medida que as pessoas ficam mais velhas.
É preciso buscar práticas saudáveis ao longo da vida em todas as fases, fazendo boas escolhas, equilibrando as responsabilidades e o cuidado pessoal.
Existe uma diversidade de fatores que influenciam no envelhecimento ativo, a OMS destacou 08 fatores:
- Cultura: refere-se aos costumes e tradições a qual estamos inseridos que afetam nossos comportamentos ou modela nossas crenças.
- Gênero: existe uma variação entre o papel social exercido pelo homem e pela mulher que influencia o âmbito profissional, risco a violência, papel na família por exemplo.
- Sistemas de Saúde: acesso a iniciativas de prevenção de doenças, a serviços de saúde, rede de apoio e saúde mental.
- Comportamentais: estão relacionados aos hábitos de vida como alimentação, atividade física, consumo de álcool, entre outros.
- Pessoais: biologia e genética, capacidade cognitiva e fatores psicológicos.
- Ambiente Físico: moradia segura e com acessibilidade e saneamento.
- Ambiente Social: educação e aprendizagem permanente.
- Econômicos: renda, trabalho e proteção social.
Dessa forma, dicas importantes para usufruir da longevidade são:
Reavaliar seus hábitos de vida, e adotando um estilo saudável, fazendo escolhas que mesmo que simples, contribuam para o melhor funcionamento do corpo e da mente.
Manter contato social, com a rede de apoio. Manter amizades, participar de grupos com interesses semelhantes, passear, conhecer novas pessoas e lugares.
Ter um planejamento financeiro, ele irá trazer segurança na hora de tomar decisões.
Aprendizado contínuo, muitas vezes com a maturidade seja o momento de atuar na tão sonhada profissão do sonho de infância que não foi possível na época. Ou após a aposentadoria é a hora de rentabilizar um hobby ou ainda fazer a transição de carreira em qualquer época da vida. Além de realização, estaremos colocando o cérebro em movimento.
Exames regulares, estabelecer limites como “dizer não”, não negligenciar o autocuidado físico e mental.
Saiba que nada nos limita e que ainda temos tempo, precisamos vivê-lo da melhor forma possível.
Patrícia Vila Nova é psicóloga clínica, palestrante, coautora do Livro Desvendando a Ansiedade, especialista em Gerontologia, mentora em longevidade preparando pessoas para viverem da melhor forma todas as etapas da sua vida.