Um dos momentos mais aguardados pelos recém-casados, a lua de mel tem roubado a cena dos casamentos atuais. Muitos casais têm trocado a festa grandiosa por semanas inteiras de viagens por lugares paradisíacos. Mas a verdade é a seguinte: não importa para onde ou por quanto tempo você vai – uma vida inteira de amor e partilhas começa a ser experimentada em uma viagem de lua de mel.
Origens
Há diversas versões sobre como se originou a lua de mel. Uma delas diz que, na Roma Antiga, o povo espalhava gotas de mel na soleira da casa dos recém-casados. Outra versão afirma que, entre os povos germânicos, era costume casar na lua nova, e os noivos levavam uma mistura de água e mel para beber ao luar. A versão mais antiga é de dois mil anos antes de Cristo: na Babilônia, o pai da noiva oferecia ao genro hidromel, para ser consumido nos 30 dias imediatos ao casamento, quando os noivos comemoravam, só entre eles, a união matrimonial. Na época, a contagem dos dias era feita pelo calendário lunar, razão pela qual esse período de comemoração ficou conhecido como “lua de mel”. Existia a tradição de que os casais recém-casados deveriam consumir essa bebida durante o primeiro ciclo lunar após as bodas para nascer o primeiro filho.
Viagem no tempo
A lua de mel como viagem de recreação, em exclusivo para os noivos, surgiu durante a Belle Époque, e é considerada uma das primeiras formas de turismo massificado, apesar de alguma desaprovação social – pois a lua de mel era vista como o tempo de iniciação sexual da mulher – e dos médicos, que temiam pela saúde frágil das mulheres. Nessa época, as viagens mais populares tinham como destino a Itália e a Riviera Francesa. A lua de mel começava no dia do casamento e os noivos abandonavam a festa para pegar um trem ou navio que os levaria ao destino final.
Atualmente…
Hoje em dia, as opções são inúmeras. Os casais podem escolher, no Brasil, cidades e pousadas localizadas no Sul do país, onde o clima é mais frio e as cidades elegantes, ou as incríveis praias do nosso país. Os que curtem mais badalação costumam escolher climas quentes e lugares exóticos. Se for escolher uma praia brasileira, recomendamos aquelas com clima mais paradisíaco: você terá atividades disponíveis nas cidades próximas e bastante paz para namorar onde estiver hospedado. Fora do país, os destinos mais comuns ainda são Itália e França, mas, com as facilidades de pacotes internacionais, cada casal pode escolher seu destino de acordo com suas preferências e curiosidades.
DICAS
- Esqueça as fotos nas redes sociais;
- Desconecte-se do celular, conecte-se com o momento;
- Trabalho? Só na volta!
- Não abuse dos programas individuais;
- Evite brigas e reclamações desnecessárias;
- Desligue a TV;
- Não descuide dos objetos de valor;
- Não esqueça o protetor solar.
Tá valendo:
- Programar-se com antecedência;
- Escolher um lugar que combina com o casal;
- Organizar os documentos necessários, principalmente se for para o exterior;
- Separe algumas dicas e roteiros para o local;
- Não carregue muita coisa;
- Não esqueça pelo menos um casaco quentinho;
- Faça uma bolsinha com remédios;
- Leve algum dinheiro em espécie, e o cartão de crédito para emergências;
A lua de mel é o momento em que o marido e a mulher ficam “enfim, sós” e se amam como dois adolescentes. Não precisa ser em datas estabelecidas, não existem regras. Podemos estar em lua de mel constantemente.
A publicitária especialista em Marketing, idealizou a revista Due, em 2010, junto à uma amiga e sócia. Juntas, comandaram a empresa por 3 anos. Quando sua sócia decidiu enveredar por novos ramos, Valná toma a frente da empresa e continua com a publicação que tem como sua fonte de realização pessoal. É professora universitária, amante de viagens, leitora ávida e curiosa. Adora compartilhar conhecimento com seus leitores e acredita no lema que deu ao seu negócio, apostando, de olhos fechados, no conteúdo como fonte de transformação social.