Existem várias maneiras de ajudar seu filho a construir uma memória afetiva para colher todos os seus benefícios para um desenvolvimento saudável.
A memória afetiva é um elemento muito importante no desenvolvimento das crianças. Com ele, os pequenos aprendem sobre seus sentimentos, limites e funcionamento do próprio corpo e emoções, garantindo um crescimento cognitivo e emocional saudável.
Para te ajudar nessa missão, esse conteúdo traz alguns pontos sobre o assunto.
A memória afetiva são aquelas memórias que surgem através de componentes sensórias e emocionais como, sons, cheiros, sabores, lugares, algo que aconteceu no passado.
Por exemplo, um cheiro de um bolo quentinho saindo do forno pode trazer a lembrança e a felicidade daquele bolo que você comia na casa da avó, essa emoção e sensação boa são as memórias afetivas sendo ativadas. É assim que funciona, basta um simples gatilho para memorias que são carregadas durante a vida despertarem mantendo vivas as memória e histórias de infância.
Essas memórias são formadas a partir de lembranças do consciente à medida que a criança vai aprendendo sobre o universo sensorial, descobrindo novos toques, cheiros, sabores entre outros. É natural que os pontos mais marcantes de seu crescimento estejam relacionados a esses fatores já que a tendência é focar naquilo que mais lhe chama atenção.
A curiosidade da criança em compreender as novidades sensoriais permite que ela construa afeto pelas experiências e consiga registrar em sua consciência e dessa forma, no futuro, essas lembranças aparecem como memórias afetivas. Isso o torna capaz de explorar todo o seu desenvolvimento a partir desses gatilhos sensoriais, aprimorando o autoconhecimento.
Nesse processo de formação também está relacionada ao reconhecimento de emoções que surgem em eventos importantes, por exemplo, quando a criança cai pela primeira vez da bicicleta e seu pai o ajuda a levantar e cuidar do seu machucado isso poderá ser associada a cuidado e segurança e pode ser desencadeada quando a criança se sentir assustado.
Essas memórias são criadas diariamente com ensinamentos, atenção, carinho e histórias compartilhadas, tudo isso se torna bagagem para formação da criança.
Lugares e objetos também ajudam a compor essas memórias. O simples ato de presentear seu filho com algo especial vai além de uma demonstração de carinho, esse mimo o fará lembrar da importância de quem o presenteou, pode ser uma pelúcia, um brinquedo de seu personagem favorito, uma roupinha qualquer coisa pode virar lindas memorias.
Você pode separar um tempo na sua rotina e fazer receitas diferentes na cozinha, passear no parque, viajar, desenvolver novas habilidades, participar das atividades escolares que por sinal muitas memórias afetivas são criadas também no ambiente escolar.
Sem dúvida a chave de criar memórias saudáveis para seus filhos sempre será muito amor, afeto, atenção, diálogo e cuidado. Por isso é tão importante fortalecer as memórias afetivas. Elas são capazes de relembrar o que já vivenciamos e trazer um sentimento do passado para o presente, auxiliando inclusive no desenvolvimento do seu pequeno. As memórias que são plantadas hoje provavelmente serão partilhadas por seu filho na vida adulta.
Arquiteta que após a maternidade descobriu uma paixão pelo universo infantil e passou a se especializar nesta área buscando sempre mais conhecimento sobre a criança e o seu mundo. Hoje Mel Reis trabalha apenas com projetos infanto-juvenis pois acredita que a infância é uma das fases mais importante da vida, e que através da transformação dos ambientes infantis é possível auxiliar no desenvolvimento da criança, além de criar memórias afetivas inesquecíveis.