O bruxismo é uma desordem neuromuscular, ou seja, um distúrbio que causa alterações nos movimentos dos músculos da mastigação, podendo ser caracterizado pelo apertar (sem ruído) ou ranger (com ruído) dos dentes, estando acordado e/ou dormindo o bebê/a criança. Em bebês, esse ranger de dentes pode aparecer, porém relaciona-se mais a fase de nascimento (erupção) dos dentes de leite (decíduos), em que é natural o processo de adaptação da oclusão e da mastigação. Chama-se, portanto, de BRUXISMO FISIOLÓGICO.
O bruxismo fisiológico é natural durante o aprendizado da mastigação, onde existem ajustes da oclusão durante o processo de crescimento e desenvolvimento. Entende-se que até certo ponto, tanto na fase da dentição decídua, quanto na dentição mista o desgaste é aceitável.
Em casos de crianças maiores, já com dentição permanente, o diagnóstico do bruxismo deve ser feito com base em um contexto multidisciplinar, já que esse distúrbio envolve questões de ansiedade, sono, questões emotivas, bullying, estresse, problemas respiratórios e alérgicos, herança genética, entre outros. O controle e a abordagem clínica do bruxismo dependem do grau de severidade e da causa.
O bruxismo não é uma alteração da boca. O que acontece na boca já é a consequência da disfunção; o bruxismo é um disparo do sistema nervoso central que faz a musculatura da face contrair; seu tratamento não é na boca! A intervenção feita na boca (dentes) é feita pra minimizar as complicações como o desgaste nos dentes, por exemplo, porém é preciso intervir na causa.
Fiquem atentos a qualquer alteração nos dentes, na boca e no comportamento do seu filho. Procure sempre o Odontopediatra do seu filho pra um assertivo diagnóstico.
Obrigada por acompanhar a coluna! Continue em conexão comigo através do Instagram: https://www.instagram.com/clariserafimodonto/
Mãe, odontopediatra, mestre e doutoranda em Ciências da Saúde. Minha paixão é o mundo infantil. Aprendo diariamente a dádiva do maternar e com isso ajudo as famílias a crescerem junto comigo nesse aprendizado e nessa construção. Trato dos cuidados da saúde bucal infantil além de entender a criança como um todo e juntos tornamos uma nova geração cárie zero!