Meu filho baba muito! Até quando é normal?

Foto: Colin Maynard - Unsplash

A baba é considerada normal até os 2 ou até mesmo até os 4 anos de idade. Babar é a perda não intencional de saliva da boca e é considerada um fenômeno natural na criança em crescimento. De forma geral, os bebês começam a babar quando mantêm a cabeça erguida ou começam a levar brinquedos à boca.

O nascimento dos primeiros dentes é o principal motivo do bebê babar muito, além disso, aftas, resfriados e até refluxos podem também estar associados. O fluxo salivar, portanto, é influenciado pela erupção dos dentes, mudanças na dieta e na idade, sendo modulado pela mastigação e aumenta com a introdução de alimentos sólidos.

Assim, com o desenvolvimento da criança, esta desenvolve habilidade para engolir a saliva e o movimento de deglutição desejado é feito automaticamente diversas vezes ao dia. O ato de engolir a saliva é uma função complexa que inclui ações de nervos e músculos e o controle da salivação acontece com a aquisição do desenvolvimento normal durante a infância. Relaciona-se, portanto, ao crescimento físico e ao amadurecimento das funções sensoriais e motoras orais.

Este controle, portanto, é algo a ser observado e levado em consideração no decorrer do crescimento da criança, pois ela pode apresentar um quadro de atraso neste controle, acarretando muita “baba” ou uma salivação excessiva e trazendo impactos desagradáveis deixando em alerta sobre outras patologias que possam estar associadas.

Ainda segundo os estudos, o hábito de chupar chupeta, aumenta a baba nas crianças pois atrapalha o controle da deglutição. Isto acontece, devido a presença da deglutição atípica ocasionado pela chupeta e com isso a criança perde o controle de engolir de forma correta. Durante o uso do bico artificial, os lábios ficam ligeiramente abertos e a língua fica em uma posição baixa tornando a deglutição limitada. Como consequência, as crianças não praticam o controle salivar. Portanto, dentre tantas outras desvantagens da chupeta, esta ainda influencia no seu filho ficar babando mais por aí!              Caso a produção excessiva de saliva persista além dos 4 anos de idade, é importante procurar profissionais bem capacitados que de forma multidisciplinar possam estar atuando no quadro e propiciando a melhor qualidade de vida pra o seu filho.

Quer saber mais? No próximo texto eu vou trazer sobre os benefícios da salivação (normal) no desenvolvimento do bebê! Fica ligado! Vamos juntas!

Obrigada por acompanhar a coluna! Continue em conexão comigo através do Instagram: https://www.instagram.com/clariserafimodonto/

1 Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.