A infância é uma fase de várias descobertas para os pequenos, e uma delas é o dentinho de leite. A queda do primeiro acontece na casa dos 4 aos 6 anos e pode ser tanto um momento de grande emoção quanto de muito desconforto.
Talvez você não se lembre da sensação, mas, ao acordar um dia e sentir um dentinho mole, pode ser uma experiência um pouco estranha para a criança. Por isso, nós mamães devemos sempre ter bastante paciência e fazer com que esse momento seja também de aprendizado para os pequenos.
Uma boa conversa acaba com qualquer dúvida. Por isso, quando seu filho notar o dentinho mole, não o ignore! O primeiro lugar para aprender é em casa, com a família. Muitas crianças crescem com medo de médicos, agulhas e hospitais, mas uma conversa calma e educativa fará com que vejam aquela situação como algo muito legal e emocionante, ao invés de assustador e chato.
Não só as crianças, mas também suas mamães começam a ficar frustradas quando um dentinho bem amolecido demora a cair. Porém, devemos nos atentar que nem sempre uma intervenção odontológica é necessária, a não ser para uma boa orientação.
A natureza faz o seu trabalho muito bem quando se trata do nosso corpo. Na maioria das vezes, o primeiro dentinho cai sozinho, sem nenhum estresse, por isso as mamães também precisam ser pacientes.
Não há necessidade de pressa para retirá-lo ao começar a amolecer, pois isso pode traumatizar tanto os tecidos moles quanto a própria criança, assustando e causando uma dor desnecessária. Não devemos usar a força, amarrar um fio-dental e puxar. Ao invés disso, é preciso incentivar os pequenos a eles próprios estimularem o amolecimento do dentinho, balançando-o com o dedo ou com a própria língua. Essa também acaba se tornando uma forma de entreter a criança, para que o processo seja cada vez mais seguro e divertido.
Depois de uma bela primeira experiência com o dentinho, seu filho crescerá sabendo como lidar com a situação quando aquele momento se repetir! Assim, juntos, terão uma ótima lembrança, a qual será guardada para sempre!
Seja para uma boa orientação ou uma intervenção odontológica necessária, é de extrema importância o acompanhamento com um odontopediatra. Por isso, mamãe, estou aqui para acompanhar você e o seu pequeno nessa e nas próximas jornadas que virão, com dicas, cuidados e proteção de sobra. De mãe para mãe!
Obrigada por acompanhar a coluna! Continue conectada comigo através do Instagram: https://www.instagram.com/clariserafimodonto/
Mãe, odontopediatra, mestre e doutoranda em Ciências da Saúde. Minha paixão é o mundo infantil. Aprendo diariamente a dádiva do maternar e com isso ajudo as famílias a crescerem junto comigo nesse aprendizado e nessa construção. Trato dos cuidados da saúde bucal infantil além de entender a criança como um todo e juntos tornamos uma nova geração cárie zero!