Sair de casa depois de algumas boas horas de produção e se deparar com uma foto de cara estourada por conta da maquiagem está no top 10 das piores situações que podem acontecer. Eu sei que é bem frustrante, mas com alguns truques básicos ensinados por especialistas, você pode dar adeus a cara de fantasma gasparzinho nos cliques!
Quais os principais motivos?
1. Pó ou corretivo
Quando os queridinhos viram os principais vilões do efeito fantasma! Liderando o ranking das razões mais comuns, o que acontece na maioria das vezes é basicamente uma “mudança de cor” da sua pele em determinadas épocas do ano, como por exemplo no verão, quando ficamos bronzeadas.
Nesse caso, descarte o pó ou corretivo que você costuma usar o ano inteiro, e tenha como reserva produtos que também sirvam nessas ocasiões. Aposte em pós mais soltinhos do seu tom de pele e evite corretivos claros demais.
2. Tem sílica na composição do produto?
Se você olhou o rótulo dos seus produtos e alguns contém uma substância chamada sílica, calma que é normal! A sílica age como um “combatente” da oleosidade, deixando a pele seca como também difundido a luz para dar uma escondida nos nossos poros. E é exatamente aí que mora o problema, porque, ao funcionar como um difusor, ela reflete a luz do flash e causa o esbranquiçado da pele. A dica é ler antes de comprar para optar por makes sem essa substância.
3. FPS na base
Falando em produtos com substâncias que refletem luz, não poderia deixar de citar as bases com fator de proteção solar que contém dióxido de titânio.
Não são todas as bases que você vai encontrar esse composto, mas é bom ficar de olho já que ela causa o mesmo efeito da sílica. Mais uma vez, vamos prestar atenção nos rótulos!
4. Esfuma esse pó!
Um motivo simples que muita gente deixa passar e provoca a “cara de panda”: o pó em excesso e mal espalhado na pele. Eu sei que o pó te deixa fabulosa e a intenção não é que você pare de usar, mas escolha usar um pó solto e um pincél fofinho na hora de espalhar o
produto pelo rosto, prestando atenção nas áreas abaixo dos olhos.
5. Menos é mais
Muitas vezes um dos princípios da maquiagem é realçar, mas nesse caso é diferente! Além dos componentes, produtos, ou seja, lá o que for, você também precisa entender qual a ocasião que aquela make vai ser usada.
Uma balada, por exemplo, pede um “reboco” a mais na produção, mas um reboco seguindo todos os passos corretos, ok? Se o evento for pelo dia, prefira algo mais leve, porque uma make carregada pode aparecer demais e estragar o momento. Menos é mais e você não pode esquecer.
E quer saber uma forma infalível de não cometer mais esses errinhos que são super normais pra quem tá começando? Pratique! Com o tempo, você vai entendendo o que fica melhor em você ou não, como as técnicas e o que não deve ser feito. O importante é não parar de aperfeiçoar.
Giovanna Speçato é maquiadora profissional, designer de sobrancelha e graduanda em Estética e Cosmetologia, apaixonada por visagismo e colorimetria. Desde que se encontrou no mundo da maquiagem tornou-se atraída pela vontade de empoderar mulheres através do seu trabalho desde 2019.