Mitos e verdades sobre o uso da cinta no pós parto

Foto: Arren Mills - Unsplash

Não só porque sou fisioterapeuta, mas por conviver bastante com gestantes, sei que a cinta está na lista mágica do enxoval da mulherada.

Ciente de que o uso da cinta tem indicação e contra indicação específica para cada mulher e, por isso  a razão de tantas mulheres optarem por usar, resolvi escrever esse texto que traz os principais mitos e verdades sobre a cinta.

Ela traz segurança para a mulher.

Verdade!

Talvez esse seja o principal motivo para tantas mulheres que usaram, recomendarem para as amigas. Porque, ao sair do hospital, uma mulher que passou pela cesárea pode ficar com a região do abdômen dolorida, inchada e insegura. Não é difícil observar a postura curva, inclusive. Pois há um medo natural de esticar o tronco e repuxar a pele.

Nesse quesito, a cinta funciona quase que como um apoio psicológico. A mulher se sente mais segura com tudo preso.

Essa segurança é exclusiva da cinta.

Mito!

Se você deseja conforto e segurança para fazer movimentos do dia a dia, uma calcinha alta e de tecido agradável vai te proporcionar esse bem estar.

Não devo me movimentar no pós parto, por isso uso cinta.

Mito!

Se falarmos em movimento e equilíbrio muscular essa dupla é responsável por gerar fluidez e melhorar sua funcionalidade reduzindo os desconfortos causados pelas modificações da gestação, contribuindo para um trabalho de parto mais efetivo e também possibilita uma reabilitação pós parto mais breve restabelecendo a mecânica corporal e pélvica.

Dos recursos terapêuticos temos a possibilidade de auxiliar na redução da dor em geral, tratamento de diástases abdominais, fissuras/lacerações ou incisão cirúrgica a depender da via de parto.

Posso repetir o mesmo tratamento da minha amiga.

Mito!

Com uma avaliação INDIVIDUALIZADA a conduta será direcionada e podemos fazer uso de terapias manuais, TENS, laserterapia, taping para o melhor resultado da paciente.

Muitas lendas urbanas, muitos tratamentos antigos, ultrapassados, além de muito apelo comercial para vender soluções sem comprovação científica estão por todos os lados. Mas sabemos que com saúde não se brinca, portanto procure sempre seu profissional Fisioterapeuta especializado para orientar e cuidar de você em um momento tão único e especial.

Para mais conteúdos, siga meu perfil no Instagram:

https://instagram.com/laranovais.fisio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.