Durante uma semana de novembro, acontecerá no Brasil o evento Ella Trend 2015. Um evento inédito, virtual, em ambiente 3D, totalmente interativo, destinado às mulheres brasileiras. As participantes assumem um avatar e literalmente passeiam para fazer compras, conhecer tendencias da moda e beleza, assistem palestras, entre outras interações. Os principais setores do evento são Moda, Beleza, Noivas, Saúde, Negócios e outros serviços. E o que é melhor, as internautas podem chamar suas amigas para ir junto e não precisam sair de casa ou trabalho, mesmo que estejam no exterior do país.
A Plataforma foi desenvolvida na Italo Americana Hyperfair e trazida ao Brasil pela Maio Produções. Desde 2009 a empresa realiza eventos no exterior nos setores de RH, Construção Sustentável, Decoração, Tubos e Cabos, Medicina, Franquias, Componentes Eletrônicos entre outros. A “ExpoConstruction 21” foi um evento mundial ocorrido no ano passado e contou com um recorde de público de quase 1 milhão de visitantes em um só evento virtual. Nenhum evento físico teria a capacidade de atender a tantos visitantes. Ainda para 2015, outro evento, já com participação de 750 expositores, acontecerá na Europa. Um dos grandes apelos desta plataforma é participar de um “evento verde”, mais econômico, sem desperdícios, amigo do meio ambiente.
Segundo Rogério Ribeiro, um dos organizadores do Ella Trend, “A grande vantagem em eventos virtuais é a quebra da barreira física que existe entre o consumidor e o lojista. Além da redução de custos e a flexibilidade da agenda do lojista, é possível a interação de um público incalculável, o que um evento físico não permite. Para o lojista expositor, é uma grande oportunidade de conquistar novos clientes, exibir a marca, a tendência, as novidades, e conquistar parceiros no mercado com baixíssimo investimento. Em linguagem digital, é o melhor custo benefício do opt-in na internet. Para o visitante, é muito pratico aproveitar os descontos de lojas de todo o Brasil em um só lugar, caminhando virtualmente com suas amigas como em um shopping center em 3D, sendo atendida por lojistas, guardando na sacola o que interessa, comprando, trocando cartão e visita, fazendo networking, tirando “selfies”, compartilhando as novidades e encontrando celebridades… As mulheres terão uma semana só para elas.
Segundo dados da Consultoria Forrest Research / Mercado Livre, as mulheres já são maioria dos compradores virtuais. Pelo menos 67% do total de mulheres brasileiras já fizeram alguma compra online, contra 65% dos homens. Os produtos que lideram a lista dos mais comprados no mercado virtual, segundo o e-bit empresa, são moda e acessórios com 17%, e cosméticos, perfumaria, cuidados pessoais e saúde com 15% do mercado. As mulheres lideram com larga vantagem. No ranking ainda estão os eletrodomésticos (12%), e telefonia e celulares (8%). A empresa prevê um faturamento com e-commerce 20% maior que o ano de 2014.
Os organizadores do Ella Trend acreditam que este será o maior evento virtual já ocorrido no Brasil, e para tal, estão reunindo expositores das maiores feiras regionais do país, para apresentar moda íntima, vestuário, calçados, jóias, produtos de beleza, de noivas e também oportunidades de negócios como franquias, cursos e treinamentos.
Convites exclusivos serão entregues a Fabricantes e lojistas, estilistas e profissionais formadores de opinião, empresários e grandes players do mercado, mídia e blogueiras. A expectativa de público em seis dias de evento é de 130.000 participantes.