Compartilhar gostos e interesses é uma forma de tornar a vida mais estimulante. Partindo desta premissa, um grupo de mulheres, que se conheceram em um curso de etiqueta online, resolveram se organizar com o objetivo de trocar e fortalecer suas experiências de leituras. O interesse pelo universo das boas maneiras foi o ponto de intersecção que uniu onze mulheres em um time diverso e plural, mas que comunga valores comuns.
Mulheres que estão espalhadas pelo Brasil em suas várias regiões: do Rio Grande do Sul ao Pará, com uma conexão em Goiás; de São Paulo a Alagoas, fazendo uma baldeação em Minas Gerais. A distância geográfica não foi um impeditivo para o surgimento do Grupo Leituras Essenciais, formado por mulheres que se dedicam a leituras relacionadas ao universo da etiqueta e que dividem suas percepções e suas compreensões na rede social @mulheresleiturasessenciais. O que buscamos, por meio do grupo, é uma espécie de leitura “compartilhada”, ou seja, aquela que é capaz de produzir um convívio afetivo com o ato de ler.
Sabe aquela vontade deliciosa de encontrar as amigas em um café e passar horas conversando? É assim que nos sentimos em nossos encontros virtuais…
cada uma à sua maneira e com o seu acompanhamento preferido seja café, chimarrão, suco, vinho, chá ou água – afinal, falei que esse grupo era bem diverso – somos diferentes! Mas, entendemos, respeitamos e valorizamos nossas diferenças: da mais extrovertida à mais tímida; da mais comunicativa à mais reservada, mas todas com magia, força, alegria, raça e graça!
A busca pelo conhecimento foi o que, inicialmente, nos uniu, mas, a cada encontro, nos fortalecemos em uma experiência incrível de dividir e incentivar a leitura em um ambiente de acolhimento, em que todas buscam motivar e aprender com as demais. Aqui somos iguais e, por isso, somos mais fortes! E, justamente por essa força, nossa leitura inicial não foi de uma obra apenas, mas sim duas: A Arte da Prudência, de Baltasar Gracián (um livro do século XVII, mas muito atual), e Correio para Mulheres, de Clarice Lispector, obra que resultou de uma síntese das colunas de aconselhamento feminino publicadas pela autora, no início da década de 1960.
O primeiro desafio que nos propusemos foi fazer uma leitura conjugada entre essas obras cujos conteúdos aparentemente não conversavam entre si, mas que o grupo conseguiu concatenar os conceitos e extrair dali grandes lições de etiqueta. A ideia de correlacionar estas duas obras foi trazer a densidade moral dos aforismos de Gracián e a leveza e a sutileza dos artigos de Clarice, muitas vezes visto como “futilidades femininas”. Universos, aparentemente, opostos… mas, só aparentemente, afinal o diálogo entre eles é perfeitamente possível e cabível em virtude de ambas as obras registrarem características e comportamentos humanos que permanecem ao longo dos tempos, apenas com uma roupagem diferente.
Assim, destacamos alguns ensinamentos aprendidos com esses grandes clássicos:
Autocontrole
Lispector: “Controle o vício das guloseimas, a vaidade de chamar a atenção e o desejo de atrair a piedade alheia.”
Gracián: “Não há maestria maior que o domínio sobre si próprio e as paixões: é o triunfo do livre-arbítrio.” – Aforismo 08
Aprendizado
Lispector: “Aprender tem qualquer coisa de milagroso. O milagroso está nisso: quando se aprende… se sabe.”
Gracián: “Você é o tanto quanto sabe, e se for sábio é capaz de tudo. Homem sem saber, mundo às escuras.” – Aforismo 04
Discrição
Lispector: “A mulher inteligente procura, portanto, a discrição como regra básica de toda a sua vida. Discrição no vestir-se, no maquiar-se, nos gestos, na voz e até mesmo nas opiniões.”
Gracián: “O homem prudente busca refúgio no seu sagrado silêncio, e se mostra a poucos e cordatos.” – Aforismo 43
Elegância
Lispector: “Não saber parar de se enfeitar é como não saber parar de comer. Só que, na elegância, a indigestão é dos olhos.”
Gracián: “Ao exagerar, desperdiçamos nossos elogios e mostramos limitação de conhecimento e gosto.” – Aforismo 41
Equilíbrio
Lispector: “O ideal é o meio-termo, o equilíbrio entre o sonho e a realidade, entre a vida prática, externa e o profundíssimo mundo interior.”
Gracián: “O grande trunfo é saber moderar-se na força e no saber e ir dosando com cuidado o desempenho.” Aforismo 95
Inteligência
Lispector: “A mulher esclarecida […] estuda, lê, é moderna e interessante sem perder seus atributos de mulher, de esposa e de mãe.”
Gracián: “As pessoas inteligentes se armam com munição de saber requintado; um saber prático e atualizado; mais informativo do que vulgar.” – Aforismo 22
Tolerância
Lispector: “…tente por uma semana ao menos ser boa para consigo própria, ser tolerante, até meio distraída.”
Gracián: “Nasce da tolerância uma paz inestimável, que é a felicidade terrena.” – Aforismo 159
O propósito do nosso grupo de leituras é apreender e sentir o que realmente o texto nos diz, a fim de integrar o ensinamento lido à nossa existência. Buscamos vivências e experiências a partir das leituras. Nosso tema de discussão foi o universo da etiqueta, assunto abrangente e multidisciplinar, mas reforçamos que toda leitura, seja qual for o gênero, tem a capacidade de ampliar nossas compreensões, melhorar nossa criatividade, aprimorar nossa escrita, além de nos aproximar de “mundos mágicos”. O tempo dedicado a leitura é muito precioso e dividir essa experiência com um grupo é tornar esse processo mais enriquecedor.
Fica aqui nosso convite para a sua próxima leitura!
Uma eterna estudante, apaixonada pelas linhas: as escritas e as bordadas. Compartilha sua paixão pela etiqueta como uma forma de espalhar pequenas gentilezas e delicadezas pelo seu caminho.
Tem como propósito disseminar a etiqueta como uma ferramenta inclusiva capaz de potencializar as conexões humanas.
Como participar desse grupo
Olá, Alice!
Obrigada por seu comentário.
O grupo de leituras é fechado, mas, em breve, haverá a divulgação de atividades voltadas para o público.
Acompanhe pelo instagram @mulheresleiturasessenciais