A quarentena garantiu recordes de leitura, e por aqui não foi diferente, esse foi o ano que li mais livros em toda minha vida. O hábito de leitura aumentou em 50% durante o período de isolamento social, comparando com o mesmo período de 2019. E como diz Pedro Pacífico, o dono do instagram @book.ster, a leitura é um hábito diário. Ler durante 5 minutos por dia antes de dormir, por exemplo, já faz muita diferença e ajuda a mente a se desligar dos problema do dia até cair no sono.
Para ajudar na construção desse hábito, ou para aumentar a sua lista de leitura, reunimos algumas indicações de livros que vale a pena conferir.
Um Casamento Americano – Tayari Jones
Um casal perfeito, Celestial e Roy vivem o sonho americano até que um dia são separados. Roy é preso injustamente por um crime que Celestial sabe que ele não cometeu. Além de debater o tema do racismo estrutural dos Estados Unidos, a abordagem central do livro trata de relacionamentos. Como seguir com o relacionamento enquanto um está preso e o outro livre?
“Um retrato emocionante das consequências de uma condenação injusta na vida de um jovem casal afro-americano.” – Barack Obama
O Filho de Mil Homens – Valter Hugo Mãe
O livro narra a história de Crisóstomo, um pescador solitário de um pequeno vilarejo que conhece Camilo, um garoto órfão, e também solitário. Mais do que isso, o autor traz seu olhar sensível ao abordar as relações entre os personagens.
“Amar era feito para ser uma demasia e uma maravilha.”
Bom dia, Verônica – Raphael Montes e Ilana Casoy
O livro, uma colaboração de autores brasileiros, ficou famoso depois que sua adaptação para série foi lançada pela Netflix em Outubro/2020. Verônica Torres é escrivã da Delegacia de Homicídios de São Paulo e decide investigar por contra própria casos de agressão contra mulheres após presenciar o suicídio de uma jovem.
A leitura tem um ritmo acelerado, que faz com que o leitor não queira largar o livro. Para os fãs de livros de suspense e crime, o livro é uma boa escolha.
“Impressionante como a gente é o que o passado faz da gente.”
Você pode encontrar os livros aqui:
Pernambucana de nascimento e alagoana de coração, Paula é formada em engenharia mecatrônica pela Universidade de Pernambuco e sempre foi apaixonada por fotografia e comunicação, até que tanto flerte virou um relacionamento sério. Adora moda, viagens e acredita que podemos usar arte, cultura e moda a favor do nosso estilo.