Mais uma edição da revista publicada e, dessa vez, os Novos Velhos são o tema central. Matérias sobre saúde, moda, comportamento e muito mais, ilustram o conteúdo da revista.
Confira a carta ao leitor e entre no clima dessa edição:
Esqueça a imagem estereotipada do velhinho jogando dominó na praça, ou da vovó tricotando na cadeira de balanço. Se no século XX, considerávamos as pessoas com mais de 60 anos como aquelas que estão se afastando de várias atividades, ou ficando “fora do jogo”, no século XXI isto não é mais uma regra. Os novos velhos representam uma população com mais de 60 anos, economicamente plena e cheia de saúde para aproveitar a vida. Eles viajam pelo mundo todo, lotam salas de aula, leem bastante, estudam, se divertem, gostam de amor e sexo.
Tão debatida em várias áreas do conhecimento, a longevidade rouba a cena no cenário da medicina, da tecnologia, demografia e afins. E mesmo no Brasil, onde os idosos são desrespeitados e a mídia ensinou que bom mesmo é ser jovem, falar dos “novos velhos” é tratar de pessoas cheias de energia e que não querem perder tempo. Navarro-Swain questionada sobre essa divisão do mundo em duas categorias distintas foi categórica: (…) a velhice é apenas uma categoria social, criada para melhor separar o humano em hierarquias e impor modelos de consumo e de vida. Aqueles que respondem às necessidades de mercado, ao patriarcado, ao desejo de poder, esta tormenta que assola as relações humanas.
No fim as contas, estamos todos, independente de nossa idade, vivendo distintos momentos das nossas existências, afinal. E se as estimativas são de que a “virada” no perfil da população brasileira acontecerá em 2030, quando o número absoluto e o porcentual de brasileiros com 60 anos ou mais vão ultrapassar o de crianças de 0 a 14 anos, segundo o IBGE, precisamos, portanto, falar sobre eles. Precisamos falar sobre nós, afinal, envelhecer é uma regra natural e inevitável. Essa edição de Due visa abrir novos horizontes e apresentar aos leitores uma linda face do ciclo de vida humano. Uma face com rugas, talvez, mas sobretudo cheia de experiências e coisas a ensinar.
Boa leitura
Onde encontrar:
Compre seu exemplar aqui no site e receba em casa, por apenas 10 reais.
Compre na banca de revistas do Maceió Shopping.
A publicitária especialista em Marketing, idealizou a revista Due, em 2010, junto à uma amiga e sócia. Juntas, comandaram a empresa por 3 anos. Quando sua sócia decidiu enveredar por novos ramos, Valná toma a frente da empresa e continua com a publicação que tem como sua fonte de realização pessoal. É professora universitária, amante de viagens, leitora ávida e curiosa. Adora compartilhar conhecimento com seus leitores e acredita no lema que deu ao seu negócio, apostando, de olhos fechados, no conteúdo como fonte de transformação social.