Com o isolamento social devido à pandemia do coronavírus, famílias por todo o mundo foram intimadas a experimentar um outro olhar para o estilo de vida que levavam, uma verdadeira ressignificação dos modos de consumo, de trabalho, de estudo, de morar, de VIVER! A nova realidade, com todos em casa, trouxe consigo boas oportunidades de maior reflexão e convívio familiar, mas também uma série de desafios e preocupações.
A educação das crianças foi, sem dúvida, uma das principais questões que afetou diretamente o dia a dia de muitas famílias. Com as escolas fechadas, os pais precisaram assumir um papel ainda mais atuante no ensino de seus filhos e filhas, um desafio que levou muitos à loucura, afinal de contas, crianças em casa em tempo integral, longe da interação social extra familiar e das atividades ao ar livre, tinham tudo para se tornarem mais agitadas e ansiosas.
E dentre as inúmeras transformações que foram necessárias diante deste contexto, destacamos as adaptações dos espaços físicos, já que os pátios, cantinas e salas de aula deram vez às salas de jantar, varandas e quartos da nossa casa. Cada família com sua realidade e dinâmica provavelmente percebeu de forma mais evidenciada o quanto os ambientes são reflexos de seu estilo de vida e o quanto podem influenciar nas suas emoções.
Pensando nisso, separamos a seguir algumas dicas de como criar um cantinho de estudos especial para seus filhos, pois acreditamos fortemente que um local adequado pode contribuir na motivação e capacidade de concentração das crianças e, consequentemente, ajudar a tornar um pouco mais leve a experiência de toda a família.
Local apropriado e “conectado”
O local apropriado pros estudos das crianças não necessariamente precisa ser um cômodo completo. É maravilhoso quando há essa possibilidade, mas um cantinho no próprio quarto já é suficiente, se bem planejado.
É interessante que seja disposto em um ambiente silencioso e arejado, evitando as distrações e garantindo o conforto térmico. Nos dias de hoje, acrescentamos a condição de “conectado” a este espaço, pois algumas crianças precisam utilizar as redes para pesquisas e aulas em videoconferência. Desta forma, uma conexão de internet estável e os dispositivos necessários à interação online tornam-se essenciais.
Vale ressaltar que, com criatividade, é possível montar este espaço sem gastar tanto!
Mobiliário exclusivo e confortável
Uma mesa, escrivaninha ou bancada destinada exclusivamente para o estudo ajuda consideravelmente a criança a desempenhar bem suas atividades escolares. Estudar na cama não é recomendável!
Para acomodar bem os materiais, indica-se que a bancada tenha no mínimo 50cm de profundidade. Caso o espaço seja muito pequeno, recorra a prateleiras e móveis suspensos na parede a fim de deixar a bancada mais livre.
A cadeira também faz toda a diferença. É importante que seja confortável e posicionada, em relação à altura da mesa, de forma a garantir uma boa postura. Coluna e pés devem estar sempre apoiados, assim como os braços na bancada, enquanto as crianças escrevem.
Deixa a luz entrar!
Uma boa iluminação é muito importante para a saúde e desempenho das crianças. O cenário ideal é a bancada disposta de frente para a janela, pois nada como a luz natural! Quando não for possível e também para o horário noturno, atente para as estratégias de iluminação artificial, referentes à cor e posição da iluminação.
As luzes brancas são as mais indicadas para ambientes de estudo, pois estimulam a atenção, enquanto as amarelas são indicadas para ambientes de relaxamento e descanso. Sobre a posição das luminárias, é possível que o estudante faça sombra sobre a superfície de estudo, já que normalmente a luz é emitida a partir do teto no centro do ambiente. Isto pode ser solucionado com luminárias de mesa, que devem ser posicionadas no lado oposto ao lado da escrita da criança e direcionadas para o objeto de leitura, de modo a evitar sombras e cansaço visual. Existem diversos modelos de luminárias lindas e divertidas, que, cumprem sua função e também servem como peça de decoração.
Cada coisa em seu lugar
Tente manter a organização! O espaço organizado, além de visualmente agradável, contribui para a concentração e evita a perda de tempo à procura dos objetos. Caixas organizadoras, gavetas, suportes de livros, calendários na parede, murais para anotações e visualização de horários e tarefas são algumas das ferramentas eficazes para manter a ordem tanto da rotina, como do local de estudo.
Personalidade e uma pitada de alegria
Por fim e não menos importante, escute a criança e, junto com ela, usem a criatividade para dar personalidade e alegria ao cantinho.
Pôsteres de temas que elas gostam, cores preferidas, fotos da família e amigos, adesivos na parede e tantas outras possibilidades de imprimir as preferências e jeitinho da criança no espaço. O sentimento de pertencimento será um incentivo a mais para que ela se sinta bem e torne o momento do estudo mais prazeroso.
Lembramos que as dicas servem para montar um cantinho de estudo bacana, mas que o ensino não se resume aos livros e aulas. Tudo pode ser inspiração e fonte de conhecimento. Atividades como culinária, dança, artes em geral e mesmo os momentos de descanso são tão importantes quanto os estudos para o desenvolvimento infantil e também podem e devem ser realizados em casa.
Nem tudo sai sempre como o planejado, mas, com paciência com as crianças e consigo mesmo, os novos desafios serão superados em conjunto pela sua família. Assim, o aprendizado desta época ficará para sempre, mesmo com o retorno às aulas nas escolas e demais atividades “normais”.
Amanda e Jéssica, sagitariana e capricorniana de personalidades bem diferentes, talvez opostas, são amigas e arquitetas. Compartilham o encantamento pelo universo lúdico das crianças, o que as levou a empreender com o escritório de arquitetura infantil, Projetos Catavento. Cores, texturas, experiências, afeto e estímulos traduzidos em espaços que acolhem os pequenos e se transformam em memória.