Curso realizado pelo Maceió Convention Bureau e IDP trouxe tendências e experiências para estudantes e profissionais das áreas turística e empresarial
Durante as palestras do curso “Como fidelizar seus clientes para o sucesso”, realizado pelo Maceió Convention & Visitors Bureau e Instituto de Desenvolvimento Profissional, que ocorreu nesta quarta, 31/10, o tema da qualificação de profissionais, prestadores de serviços, das empresas, hotéis, restaurantes foi debatido. De acordo com os profissionais e palestrantes do evento, o Brasil e o Nordeste são a ‘bola da vez’ do turismo, com a vinda dos megaeventos como a Copa e as Olimpíadas, que serão realizados em 2014 e 2016.
Para se atingir o sucesso esperado, o desenvolvimento deve ser acompanhado de capacitação da mão-de-obra local. Esse é o foco que entidades como o MC&VB e o IDP defendem para que Alagoas também atraia mais turistas e eventos. “Estamos formatando um plano de trabalho para 2013 de desenvolvimento de produtos para o turismo de incentivo em Maceió e outras cidades turísticas alagoanas. Esse é um público mais exigente e que traz mais divisas para a cadeia produtiva”, destacou Tariana Carvalho, superintendente do Maceió Convention.
De acordo com a consultora de empresas e diretora do IDP/AL, Vera Cunta, o atendimento ao cliente de qualidade faz toda a diferença para qualquer tipo de empresa, principalmente as ligadas ao turismo, que é foco do curso no momento. “Organizamos este encontro em parceria com o MC&VB para capacitar profissionais gratuitamente e foi um sucesso, pois em menos de 15 dias tivemos 100 participantes. Já estamos programando mais palestras para 2013, a fim de atender a demanda crescente”, afirmou.
Entre os palestrantes estiveram também Dr. Marco Cavalvanti, médico e organizador de eventos; Paula Sarmento, secretária da Fundação Municipal de Ação Cultural de Maceió e presidente da ABEOC; Alfredo Rebelo, Diretor Geral do Maceió Atlantic Suites; Luísa Lupatini, Consultora da Magoweb Marketing Digital; e para o debate final Maurinho Vasconcelos, Diretor Comercial dos Hotéis Ponta Verde e vice-presidente da ABIH-AL, entre outros profissionais.
“O Brasil é o país do futuro, mas precisa de mais disciplina e comprometimento. Alagoas da mesma maneira”, ressaltou o médico Marco Cavalcanti, que apresentou uma das palestras sobre como atender melhor o cliente. Para Marco, captar eventos para Maceió é fácil, pois todos querem conhecer Alagoas, mas é necessário profissionalizar o público local, ou seja, todos os prestadores de serviços ligados direta e indiretamente ao turismo.
A secretária e empresária Paula Sarmento, Maceió já tem outra realidade em relação ao turismo de eventos, com o equipamento Centro de Convenções e principalmente com o trabalho do Maceió Convention que vem fazendo e apoiando a captação de congressos técnico e científicos para a cidade. “O MCVB tem papel fundamental nesse crescimento”, afirmou.
Os empresários Maurinho Vasconcelos (vice-presidente da ABIH-AL) e Alfredo Rebelo também destacaram a atuação de todo o trade turístico e das secretarias de Turismo, SETUR-AL e SEMPTUR, para aproveitar a oportunidade da Copa de 2014. Segundo eles, além de possível sede para base de treinamento, Alagoas tem as praias da Copa, um roteiro apoiado e divulgado também pelo Ministério do Turismo.
Por Fernanda Tognon