Há mais de um ano nossas vidas e nossas rotinas mudaram. O trabalho mudou de lugar e nosso modo de morar também. E é claro que as crianças não ficaram de fora. As escolas, as brinquedotecas, as aulas de música e todas as atividades passaram a ser realizadas em casa, e, na grande maioria, nos quartos. E, esse espaço, que antes era usado muitas vezes só para dormir, passou a ter muitas funções. Por este motivo, hoje estou aqui para falar um pouco sobre setorização e múltiplas atividades em um único ambiente.
A forma de pensar e projetar espaços infantis vem mudando a cada novo ano. Hoje, além da arquitetura, temos pedagogias que nos ajudam a entender mais sobre o universo infantil sem falar em disciplina positiva e respeito à criança. Com a pandemia, a casa precisou abrigar mais funções e a maioria das famílias precisou, e ainda precisa, alterar espaços e mudar a forma de viver.
E o espaço de estudos ou espaço de atividades se tornou uma grande preocupação para os pais e, consequentemente, uma grande demanda para os profissionais de arquitetura. E, para ter um ambiente preparado, acolhedor e funcional, vim apresentar algumas dicas, pois um espaço pensado para a criança, além de estimular nos estudos, ajuda no desenvolvimento dela.
Então vamos lá? A minha primeira dica é: setorize o ambiente! Se vai ficar tudo em um único quarto, tenha bem definido o espaço de dormir, o de brincar e o de desenvolver atividades e/ou estudar.
Outra dica é: o espaço tem que ter a cara da criança! Ela precisa se sentir bem e querer ficar no local. Então, para que isso ocorra, aposte na decoração com o tema preferido, ou pense em uma decoração mais colorida ou, ainda, com as cores preferidas. Enfim, um espaço lúdico, feito especialmente para a criança, e tudo de acordo com a faixa etária, gostos e desejos dela.
Se a criança é pequena, não se esqueça de que os móveis e objetos devem estar ao alcance para que ela tenha liberdade e autonomia de locomoção para desenvolver as atividades, e, desta forma, deixar o espaço mais acolhedor. Hoje, no mercado, encontramos diversas marcas e lojas de móveis infantis com tamanhos, cores e texturas diferentes, o que ajuda a promover estímulos essenciais no desenvolvimento psicomotor devido ao fato de estimularem a criança a subir e descer, abrir e fechar, por conta própria.
Cestos e caixas são ótimas opções para ajudar na organização! Você pode ter vários tamanhos e usar os maiores no chão do quarto para brinquedos e almofadas, por exemplo, e os menores no armário ou outro móvel para guardar peças pequenas e materiais escolares.
A bancada, mesa ou espaço de estudos e atividades deve estar preparada para receber os materiais necessários para o desenvolvimento de cada atividade, e os cestos ou caixas são uteis nessa hora, porque você deixa disponível só o necessário, o que ajuda na concentração.
Outro item que pode ser usado para desenvolver atividades e estudar é um quadro! Ele pode ser como um quadro negro ou como lousa, para usar com caneta, e, nele, a criança vai estudar, desenhar, escrever e se expressar.
Essa é uma outra dica, mas acredito que todos já sabem dela: manter o espaço organizado! Mantenha uma rotina de organização com a ajuda da criança, pois além de ensinar a criança a ser organizada, um ambiente organizado e limpo é muito mais estimulante, além de facilitar na hora de desenvolver cada atividade do dia-a-dia.
E pra finalizar vou apresentar a última dica: a luz! Se possível, mantenha o espaço de atividades e estudos próximo à janela para que ele receba muita luz natural, mas não esqueça da iluminação artificial. Além da iluminação central do espaço, se você não quer fazer obra ou forro de gesso, invista em arandelas, luminárias de mesa e até luminárias de chão. Um ambiente sem iluminação adequada causa desconforto e pode refletir negativamente no processo de aprendizagem, e, até mesmo, causar algum problema de vista na criança.
A criança deve se sentir dona do espaço, ou melhor, ela deve ter o sentimento de pertencimento, deve saber que aquele lugar é o seu refúgio, que é lá que ela vai desenvolver várias atividades, e que aquele lugar foi feito pensando nela e pra ela. Mesmo quando o espaço é compartilhado entre crianças, cada criança deve ter o seu espaço.
Essas são algumas dicas, entre as inúmeras que existem, sobre este assunto tão encantador e atual.
Espero que esse texto tenha sido útil, e se quiser saber mais, ou ver mais dicas e projetos, é só conferir lá no instagram @decor.mundo.infantil. Vai ser um prazer te ter lá e podermos conversar mais!!!