Quando nos comprometemos a fazer ou participar de uma reforma, seja do que for, é normal querer que tudo saia como planejado, de preferência com a cara/gosto do cliente ou até você mesmo. Decorar é mais do que seguir o que está na moda, mas aliar o visual com a sua personalidade. É nessa situação que todos os detalhes contam, entre eles, a escolha do revestimento ideal para o ambiente desejado.
Isso se nós pudermos classificar o piso como um “detalhe”, já que existem diversas variáveis que devemos levar em consideração antes da decisão final, como o ambiente em que ele será aplicado, se terá uma grande circulação de pessoas ou não, e até o clima da região que, dependendo de como seja, não servirá para todos os tipos.
E claro que a escolha do revestimento deve ser um mix de visual com funcionalidade, praa evitar desconfortos e trabalhos desnecessários. A solução está em procurar tipos de pisos para ambientes específicos, que casem com o resto da decoração e tragam praticidade na hora da limpeza. Afinal, não dá pra trocar o piso como trocamos um móvel, não é?
O piso ideal para cada ambiente
1. Cozinha
Um dos ambientes que mais precisam de limpeza regularmente, a cozinha é um lugar em que a limpeza deve estar no topo das prioridades, inclusive por questões de higiene. E sim, o piso faz parte disso! Revestimentos frios com porcelanato, cerâmica e cimentícios são os mais recomendados por aguentarem faxinas mais elaboradas, serem resistentes, e não acumular gordura.
2. Sala de estar
Seguindo a linha da cozinha em relação a limpeza, ainda temos que acrescentar o alto fluxo de pessoas que costumam utilizar a sala de estar. Normalmente, o visual do piso da sala é um fator bastante considerado. Ambientes com toques de elegância podem apostar em linhas que recriam o mármore bruto bem semelhante, e para estéticas industriais, indico o cimentício. O porcelanato é uma ótima opção pra quem procura mais o aconchego, com a vantagem de reproduzir mármore, madeira ou concreto
3. Banheiro
Quando pensamos em pisos para banheiro, a palavra segurança deve estar em primeiro lugar, especialmente em lugares com crianças ou idosos. Já que área será constantemente molhada, a preferência são os revestimentos antiderrapantes, como porcelanato, cerâmica e pastilhas de vidro. Os porcelanatos que reproduzem mármore deixam o ambiente com um ar de elegância e amplitude.
4. Quarto
Se o conforto pudesse escolher um cômodo, com certeza seria o quarto! Afinal, o aconchego do nosso cantinho de dormir deve ser o melhor da casa. Pisos de madeira e vinílicos se destacam devido ao conforto térmico, resistência e durabilidade. Para quartos de crianças, os emborrachados são ótimos para brincar e promovem segurança ao mesmo tempo.
5. Jardim/Quintal/Área de lazer
É importante se ater a alguns pontos e pensar bem antes de decidir o piso da área externa. Como cada quintal, jardim ou varanda tem as suas particularidades, observe de antemão fatores como impermeabilidade e exposição ao sol. Assim como o banheiro, pisos antiderrapantes são interessantes para lares que contenham crianças e/ou idosos. O revestimento cimentício cumpre essa função e não absorve calor. De preferência, opte por pisos claros para não esquentar.
Funcionalidade e estética agradável são as palavras-chaves na busca do revestimento ideal. Planeje bem o ambiente, considere todos os fatores, desde o resto da decoração até as pessoas que frequentarão o lugar. Desse jeito, tenho certeza que o piso dos sonhos logo vai ser encontrado.