Com o aumento da procura por procedimentos estéticos pela população brasileira, ouve-se falar cada vez mais sobre Harmonização Facial: você sabe o que significa este termo?
Harmonização facial é um conjunto de procedimentos estéticos que visam proporcionar harmonia a face, deixando-a mais simétrica. Este conceito está cada vez mais abrangente, visto que através da harmonização pode-se tratar e prevenir sinais de envelhecimento, proporcionar autoestima, bem estar, saúde e qualidade de vida.
Quando em conjunto com a análise visagista, é possível evidenciar características da personalidade, melhorando a comunicação e desempenho nas relações pessoais e profissionais.
O profissional harmonizador deve estudar e avaliar o paciente como um todo, sua saúde física, mental, sua rotina e seus objetivos com o tratamento. Para um resultado satisfatório é necessário um tratamento multidisciplinar, onde a estética vem como uma consequência de um estado de saúde.
Algo que vem preocupando bastante é o exagero de procedimentos e a padronização de uma técnica que termina descaracterizando a face e a personalidade do paciente. O planejamento é a parte mais importante do tratamento e precisa ser feito de maneira individualizada adequando as necessidades e as expectativas, respeitando a morfologia e a identidade do mesmo.
Uma grande inimiga da harmonização é a pressa, especialmente em procedimentos mais invasivos. O lifting, por exemplo, necessita de uma pele firme e estruturada, o que demanda um preparo anterior da pele e, consequentemente, mais tempo. A harmonização é um tratamento de longo prazo e não deve ser tratada como um delivery.
Dentre os procedimentos mais conhecidos estão:
- emagrecimento facial através da bichectomia e/ou lipoaspiração da papada
- reestruturação da face através do lifting com fios e/ou preenchimento
- estímulo de colágeno através dos bioestimuladores
- prevenção de rugas estáticas através da toxina botulínica
- tratamentos de pele com peelings, microagulhamento, nutracêuticos e home care
Envelhecer é algo inevitável. Porém, podemos envelhecer da melhor maneira possível, com saúde e satisfação com a nossa própria imagem!