Vamos fazer um exercício, juntas.
Abra seu guarda-roupa e reflita: ele representa a atual fase que você vive hoje?
Tem mais passado ou mais futuro nele? Quero dizer: tem roupas que já foram úteis, lindas, elegantes e confortáveis em outro momento, mas hoje deixa dúvidas? Se a resposta é sim, significa que ele representa seu passado.
Se seu guarda-roupa tem roupas que você vai usar quando emagrecer ou engordar, ou estiver mais malhada, ou quando for uma grávida, uma mãe, ou não estiver mais no puerpério, significa que ele está no futuro.
Um futuro que talvez nem chegue, concorda?
E mesmo que ele chegue, talvez aquela peça que você está guardando para usar, não faça mais sentido para sua fase, com a moda do momento ou com seu gosto pessoal mesmo.
Ao longo dos anos isso ficou claro para mim: O QUE TEMOS É O MOMENTO PRESENTE. Não podemos mudar o passado, tampouco controlar o futuro. Mas o presente está agora em nossas mãos. Precisamos fazer o que podemos, agora!
Fazer o exercício de tirar do armário tudo aquilo que já não te representa, pode parecer difícil no começo, mas é como, literalmente, fazer uma faxina.
Eu não conheço uma mulher apaixonada por fazer faxina, gente. (rs) Será que ela existe?
Mas conheço pessoas que amam a sensação de casa limpa, casa arrumada, organizada! Porque limpeza libera boas energias.
Essa mesma sensação você terá quando tirar do seu guarda-roupa tudo aquilo que:
- Não cabe mais! (“Está só um pouco apertada, Mirmila e eu amo a peça”. Nesse caso você coloca um prazo máximo para manter ela esperando você emagrecer esse pouco).
- Você veste e não se sente bem. (Mesmo que seja uma peça nova, cara ou que tenha sido um presente. Se não usa, desapega!).
- Você não gosta.
- Você não usa.
- Você não sabe nem o que ela faz ali.
- Você não tem boas lembranças.
- Essa lista você monta acrescentando motivos que te levam a retirar aquilo que não funciona mais para você e sua realidade atual.
Tem medo de tirar porquê acha que ficará sem roupa? Comece tirando o que de fato não usa e só está acumulando ali.
Construir um guarda-roupa inteligente e útil é um processo e você só precisa começar e tomar o controle das coisas. Depende mais de você do que quanto você ganha por mês, pois já marcas e possibilidades para você ir montando esse novo armário de forma mais econômica e em etapas.
O importante é começar!
Espero que esse texto tenha te inspirado a começar a mudança que você deseja para a sua imagem.
Nos vemos no próximo conteúdo, cheio de dicas e inspirações.
Beijos,@mirmilamelane
Psicóloga e Consultora de imagem, especializada em imagem e estilo pessoal. Fez sua formação em instituições reconhecidas nacionalmente.
Desde 2011, trabalhando para que as mulheres, independente do corpo ou armário que possuam, criem um estilo autêntico e, assim, fortaleçam a autoestima, o conforto diante do espelho e uma relação amorosa com o vestir.
Também atuo em empresas, realizando treinamentos nas áreas de gestão de imagem pessoal e atendimento ao cliente, além de ministrar palestras abordando temas, tais como autoestima, imagem e estilo pessoal.