O porta-voz é aquele que representa a empresa quando se faz necessário a mesma vir a público. Ele transmitirá mensagens e fará recalls ou esclarecimentos sobre situações polêmicas, apresentando novidades da companhia etc.
Sendo essa pessoa aquela que será a “cara” da empresa, é preciso ter cuidado em uma série de aspectos para não errar na escolha. Afinal, é necessário ter jogo de cintura para lidar com diversas situações e passar a mensagem errada.
Mas como escolher essa pessoa e o que ela deve ter? Essas são questões fundamentais a serem respondidas. Segue aqui algumas dicas de algumas características importantes:
1. Boa Comunicação
E quando falamos disso estamos tratando como um todo, como:
- boa postura;
- expressão corporal;
- boa escrita;
- tom de voz;
- comunicação conversacional; e
- boa desenvoltura em frente às câmeras.
Saber controlar as emoções também é um fator relevante. Isso tanto por conta da cordialidade e simpatia, quanto pelo jogo de cintura em momentos de crise ou mesmo ao ser indagado pela imprensa por questões não tão agradáveis.
Ter inteligência emocional em problemáticas como essa se mostra de grande valia para não prejudicar a imagem da empresa.
2. Conhecer a Empresa
Pode parecer o básico (e realmente é!), mas por vezes tais porta-vozes não conhecem tal organização a ponto de saber claramente de falar sobre ela.
A cultura organizacional da empresa deve estar na ponta da língua do representante. Na realidade, ele deve ser a personificação dessa cultura, estando ela com todos os pontos, pensamentos e ideias de acordo com aquilo que a empresa acredita.
Sendo assim, por vezes é até complicado encontrar um porta-voz com todas as características. Contudo o treinamento de tal área é fundamental, seja com media trainings, conhecimento afundo da instituição e estudos relacionados a como se portar bem em meio a imprensa.
Jornalista, assessora de imprensa, mãe e empresária. Atenta a sempre ter uma forma de melhorar, comunicar e crescer, fundei a Yezzi Assessoria e Comunicação (@yezziassessoria) onde ajudo pessoas e empresas a fortalecerem e evoluírem com sua marca. Produtora (e por vezes apresentadora e repórter) da Rádio CBN Maceió, além de mãe de um garotinho muito esperto e amante da natureza, cachoeira e trilhas.