O marketing de relacionamento é basicamente uma forma de conquistar, fidelizar e transformar clientes em defensores da marca. É uma estratégia que muitas empresas utilizam para serem identificadas como “referência no mercado” e alcançarem mais do que seguidores nas redes sociais, conquistarem fãs verdadeiramente fiéis – é isso aí, não são artistas mas conseguem arrastar multidões, haha!
A fidelidade de uma pessoa é muito mais valiosa do que uma lista cheia de contatos. Se você é empreendedora deve saber que mais vale um cliente que fala sobre você do que 10 que sabem o seu nome mas desconhecem a sua essência – e não tem nenhuma história boa pra contar sobre a sua marca. É preciso gerar experiência para ganhar um lugar especial no coração das pessoas e é isso que o marketing de relacionamento faz!
Está bem, mas o que uma plantinha pode me ensinar sobre essa técnica? Essa pergunta eu vou te responder no decorrer desse texto. Vou te contar a minha experiência com uma marca que usou uma das armas do marketing de relacionamento e conseguiu acertar, em cheio, o meu coração. Ah, uma dica: acompanhe a leitura com uma bebida refrescante. Um bom suco de frutas vai te ajudar a aproveitar ainda mais esse blogpost – vai por mim!
Aqui você vai aprender:
- Como o marketing de relacionamento te diferencia no mercado
- Como é importante demonstrar que você confia no cliente
- Como uma ação simples pode gerar frutos surpreendentes
Um bom marketing de relacionamento te diferencia da concorrência
No dia 1 de julho deste ano (2020) eu recebi um presente do meu pai. Ele ganhou na empresa em que trabalha alguns brindes de reconhecimento. Assim que chegou em casa entrou no meu quarto para me mostrar. Sentou na cama e pediu para que eu escolhesse o que mais me agradava. Entre as opções estavam: Um carregador portátil, um copo dobrável e uma carteira de papel reciclável.
A primeira coisa que me chamou a atenção foi o eletrônico, porém, eu já tinha um bem parecido e nunca foi muito necessário. A segunda foi o copo, achei super útil e carregava estampado nele uma hashtag que dizia: #menos1lixo – o único problema dele era que essa mensagem tão significativa estava ofuscada pela logo da marca e isso deixou o produto muito mais comercial do que deveria ser. Por último peguei a carteira na mão, sem muito interesse, e abri. Foi aí que eu fui surpreendida. Dentro dela existia um cartão ecológico cheio de sementinhas de uma planta com a seguinte mensagem: “Feito com AMOR pra você”.
Uau, como essa situação nos ensina! A primeira lição que podemos tirar dessa história é que marketing não é sobre vendas e sim sobre pessoas. Em meio a opções aparentemente mais interessantes e úteis eu escolhi uma frase. Optei pela marca que disse que fez um cartão com amor pra mim! No fim das contas o sentimento é um alvo que quando atingido dificilmente pode ser comprado ou corrompido. Quando a empresa acerta lá, já era, pode ganhar o coração do consumidor ou – se a experiência for desagradável – gerar decepção, indignação, raiva e tudo mais.
Gentileza gera gentileza e confiança também!
Quando peguei aquela plantinha na mão pensei que estava recebendo muito mais do que um brinde de uma loja famosa. Eu estava segurando um pedacinho de vida! Aquela marca confiou em mim – mesmo sem me conhecer – e me disse que eu poderia cuidar bem de um ser vivo. Me fez acreditar no meu potencial e ainda gerou uma expectativa sobre como aquela semente seria. No cartão não dizia nada sobre ela, não revelava a espécie ou quantos dias iria germinar. A única coisa que explicava, muito bem, era o modo de plantar e como devolvê-la caso jardinagem não fosse a minha praia, rs.
Uma coisa muito interessante sobre essa possibilidade de devolver as sementes é que o cartão dizia que se eu fizesse isso teria desconto na loja, ou seja, se o presente não agradasse eu poderia optar por receber esse desconto e continuaria me sentindo amiga da marca e valorizada por ela. Tá aí, mais uma lição sobre marketing de relacionamento: O cliente deve ser o protagonista! Todas as ações, do início ao fim, devem ser pensadas para ele e percorrer uma jornada linear. Se o lead entra no funil de vendas como protagonista precisa sair se sentindo assim!
Mais que consumidores, fãs!
Se tem uma coisa que o marketing de relacionamento adora fazer é transformar seguidores, consumidores e curiosos em fãs da marca. E já que estamos falando sobre a plantinha “feita com amor pra mim” vamos pensar um pouco sobre como eu poderia virar fã da empresa por causa dessa ação. Bom, além da conexão emocional que a marca gerou me entregando um pedacinho de vida e da confiança que depositou em mim, plantar a semente em um vasinho criou um laço afetivo entre nós e, inevitavelmente, incluiu ela no meu dia a dia. Nesse link tem um mini vídeo do processo de plantio!
A vontade de saber a aparência da plantinha vai me impulsionar a regá-la e colocá-la no sol todos os dias. Assim que o primeiro broto aparecer vou colocar um nome especial. Pronto, ela já faz parte da família! E eu vou apresentá-la para todas as minhas visitas. Assim, sem nem perceber, virei uma fã de carteirinha da marca e vou contar pra todo mundo como me senti feliz e satisfeita recebendo esse presente tão lindo.
Quem não conhecia passa a conhecer, quem só tinha ouvido falar agora tem uma história para contar. Essa é a arte de gerar relacionamento e troca genuína. São sutilezas gentis, como essa, que mexem com os sentimentos das pessoas e geram conexões. É a prova de que é possível construir uma autoridade no mercado de maneira orgânica e vender através do famoso “boca a boca”. Ele tem poderes mágicos que convencem mais do que enxurradas de anúncios na timeline, panfletos e outdoors nas ruas.
Resumindo, o marketing de relacionamento vende sem placa de “vende-se”. Trata as pessoas como elas realmente são. Simplesmente pessoas! E, para finalizar esse texto, eu quero te convidar a conhecer 3 histórias de mulheres empreendedoras que conquistaram um espaço notável no mercado brasileiro. Pode ter certeza que elas vão te inspirar a correr atrás do seus sonhos assim como esse cartão cheio de sementes me inspirou a escrever esse blogpost pra você. Clique aqui para conferir!
Eu gosto de acreditar. Acredito na arte e no poder da ação. Sou apaixonada pelo potencial criativo do ser humano e aprendi que posso utilizar o meu para transformar a vida das pessoas. A internet é minha aliada! Atualmente sou CEO da agência PBK Comunicação. Trabalho com produção de conteúdo digital. Entrei no mundo do copyright de paraquedas e acabei adorando sentir o ventinho na cara – hoje posso dizer: QUE AVENTURA MARAVILHOSA É ESCREVER!