A organização nas finanças vai muito além de anotar ou controlar gastos para manter as despesas em dia. O resultado disso também é bem mais do que simplesmente acumular dinheiro ou bens materiais.
Estar atenta ao destino que você está dando ao seu dinheiro significa ter consciência da real situação da sua vida financeira; e este movimento deve estar conectado unicamente com a sensação de liberdade e saúde. Porque sim, a forma como gastamos nosso dinheiro vai impactar diretamente em como nos sentimos após isso.
Existem alguns hábitos eficientes para manter a organização financeira em dia e evitar que o dinheiro se torne motivo de angústia em sua vida. Estes incluem atitudes como quitar dívidas, gastar menos do que ganha, ter uma reserva de emergência para momentos de crise, definir seus objetivos financeiros possíveis e alcançáveis e traças metas de curto, médio e longo prazo para evitar as compras por impulso e o uso do cartão de crédito sem um planejamento prévio.
Para te ajudar nesse processo, separei (ou separamos) 5 dicas práticas para te ajudar nesse processo:
- Análise sua situação financeira atual: O primeiro passo precisa ser dado. E para isso é essencial que você comece identificando como estão suas finanças hoje. Identificar para onde seu dinheiro está indo e quais são suas despesas são ações essenciais. Anote tudo num caderninho ou numa tabela de gastos para ter controle dos gastos.
- Organize suas despesas mensais: Descreva todos os seus gastos dividindo por despesas fixas e variáveis. As despesas fixas são as contas essenciais como aluguel, parcela do carro, contas de água e luz, alimentação, entre outras. As despesas variáveis são aquelas que se referem ao estilo de vida. É muito importante que estipule limites e evite gastar com coisas supérfluas. Por fim reserve uma parte do seu salário para começar a investir o seu dinheiro. Pensar no futuro também é muito importante.
- Não use o cartão de crédito sem anotar tudo no seu controle de gastos: Do cafezinho até o presente para a amiga, tudo precisa estar documentado no seu planejamento mensal. Isso te dará mais segurança para comprar sem perder o controle.
- Quite suas dívidas: Se você está endividada, precisa priorizar a quitação dos débitos. Busque os credores para renegociar os pagamentos e atraso. Isso vai evitar que os juros continuem se estão acumulando.
- Crie uma reserva de emergência: Uma ação essencial para manter suas finanças devidamente organizadas é ter uma reversa para imprevistos. Poupar para criar uma fundo de emergência é sinônimo de organização financeira. Isso evitará que você precise pedir um empréstimo caso aconteça algo que não estava no seu planejamento mensal.