Essa é uma queixa muito comum de aparecer no consultório, onde as mamães já se preocupam desde cedo com o correto desenvolvimento dos dentinhos de leite. Mas eu te digo, que é normal acontecer uma leve alteração de posição durante o nascimento. E com o correto estímulo que é dado, esses dentinhos vão tomando a posição normal e esperada. Porém, existem casos que a disfunção é mais acentuada e outras considerações devem ser avaliadas, como condições genéticas predisponentes.
Assim, alguns primeiros dentinhos podem não aparecer em uma forma e posição correta como normalmente espera-se. Eles podem ficar tortos ou girados e isso poderá ser resolvido com o desenvolvimento dos músculos da bochecha, lábio e língua que vão atuar dando a melhor conformação pra o correto posicionamento desses dentes e consequentemente o melhor desenvolvimento orofacial.
A musculatura atua em equilíbrio nesse desenvolvimento, por isso, hábitos como o uso de chupetas e mamadeiras, bicos artificiais como um todo, que alteram a condição ideal de trabalho muscular orofacial, podem prejudicar o desenvolvimento dos ossos da maxila e mandíbula, comprometendo a formação do arco dentário e a posição dos dentes nele.
A genética e uma alimentação pobre em texturas, que não favoreça a mastigação, também podem atuar como dificultadores de um bom desenvolvimento muscular e facial.
Os dentinhos decíduos devem apresentar espaços entre eles, os chamados diastemas, sendo considerado normal, pois esse já é um sinal de que os dentes permanentes terão seu espaço garantido para nascerem, pois precisam de mais espaço para se acomodarem corretamente.
Fique atento se essa situação acontece em seu bebê e busque orientação de um odontopediatra o mais cedo possível. Prevenção é o segredo.
Obrigada por acompanhar a coluna! Pra saber mais, continue em conexão comigo através do Instagram: https://www.instagram.com/clariserafimodonto/
Mãe, odontopediatra, mestre e doutoranda em Ciências da Saúde. Minha paixão é o mundo infantil. Aprendo diariamente a dádiva do maternar e com isso ajudo as famílias a crescerem junto comigo nesse aprendizado e nessa construção. Trato dos cuidados da saúde bucal infantil além de entender a criança como um todo e juntos tornamos uma nova geração cárie zero!