Os primeiros dentinhos: cuidados com a dentição do bebê

Foto: Sergiu Vălenaș - Unsplash

Muitas mamães ficam sem saber como iniciar os cuidados com os primeiros dentinhos que surgem na boca do bebê, por volta do sexto mês de vida. Por isso, começo minha coluna trazendo dicas práticas para essa fase, que pode ou não trazer alguns incômodos para os bebês.

Assim que surge o dente na boca, é necessário que o bebê se familiarize com o processo de higiene bucal, bem como seus pais precisam dar o exemplo e se adaptar à nova rotina.

Quando a dentição de leite inicia, o bebê baba mais ou quer mastigar coisas o tempo todo. Para alguns, a dentição pode ser indolor, enquanto para outros, as gengivas podem ficar bem doloridas e inchadas. Alguns chegam a apresentar sintomas como perda de apetite, irritabilidade e dificuldade para dormir, porém maiores sintomas, como casos febris, devem ser melhor investigados junto ao pediatra.

 

Estas dicas podem ajudar a aliviar o desconforto do bebê e prevenir lesões de cáries no seu filho:

  • Ofereça ao seu bebê mordedores gelados (vendidos em lojas infantis). Mordedores de madeira também são um boa opção, por serem mais durinhos. Picolé de leite materno (peitolé) e pedacinhos de cenoura cozida, caso a introdução alimentar já tenha sido iniciada, podem ser oferecidos.
  • Não é recomendado o uso de géis que contenham em sua composição anestésicos (Nenêdent).
  • Calmantes naturais podem ser usados, porém a recomendação principal é ofertar muito colo, peito e ter paciência. Não utilize nada sem orientação profissional.
  • Promova hábitos saudáveis para seu filho. Não ofereça açúcar até os dois anos e, depois dessa idade, limite a quantidade ofertada. Cuidado com os alimentos ultraprocessados e industrializados! O indicado é ofertar alimentos o mais naturais possíveis.
  • A lesão de cárie aparece inicialmente como uma mancha branca. Por isso, fique atento a qualquer alteração nos dentes do seu filho. Também existem outros tipos de manchamentos nos dentes, portanto só um exame clínico poderá identificar, diagnosticar e indicar o melhor tratamento.
  • Familiarize-se com a aparência normal das gengivas e dos dentes do seu filho. Regularmente, levante os lábios dele para verificar se há manchas suspeitas em seus dentes ou alguma outra alteração. Em caso de qualquer anormalidade, marque, imediatamente, uma consulta com um odontopediatra.
  • Agende a primeira consulta odontológica do seu filho, mesmo sem sintomas. Ele deve ser examinado por um odontopediatra antes mesmo do aparecimento do primeiro dente. Orientações muito importantes e técnicas de escovação são vistas na primeira consulta.
  • A higiene bucal deficiente acarreta lesões, por isso é importante escovar os dentes pelo menos duas vezes ao dia e usar pasta com flúor (1100 ppm).
  • Nada melhor do que orientação e cuidados profissionais. Agende com um profissional Odontopediatra, pois prevenir será sempre a melhor opção.

No próximo texto, trarei dicas de como tornar o momento da escovação dentária menos traumático e até transformá-lo em algo divertido para pais e filhos.

Espero que tenham gostado! Para mais dicas, conecte-se comigo em: https://www.instagram.com/clariserafimodonto/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.