Após anos trabalhando com a criação de jacarés, a empresária Maria Cristina Muradas Ruffo, paulista que há 24 anos mora em Maceió, irá colocar no mercado sua primeira coleção de sapatos e bolsas confeccionados com a pele de jacaré, as peças serão produzidas no Brasil e vendidas no mercado interno e em outros países.
A Mister Cayman é uma empresa alagoana com um mercado exclusivo de bolsas e sapatos confeccionados com a pele do jacaré de papo amarelo (Caiman latirostris) certificada pelo Ibama. O animal, que antes fazia parte da lista dos animais em extinção, hoje, depois da ajuda e persistência da empreendedora, ganhou uma certificação de que a espécie não corria mais risco de desaparecer e auferiu a condição de fonte de renda para criadores brasileiros.
“Meu tino comercial falava-me que os jacarés poderiam ser um grande negócio, entretanto muitos passos deveriam ser dados nessa caminhada longa para ajudar a tirar da lista de animais ameaçados de extinção, os jacarés-de-papo-amarelo.
Muitas viagens a Brasília, mais precisamente ao IBAMA para conseguir permissão para criá-los com o propósito conservacionista e para que, através de muitos estudos, pudéssemos contribuir para a subtração da espécie da predita lista”, explica Cristina Ruffo.
A proposta da Mister Cayman é diversificada: ela vai desde os criatórios de jacarés, com assessoria técnica de manutenção, até o “sistema farmeng”, que compreende a produção do ovo ao produto final, como bolsas e carteiras. Além disso, a empresária santista com raízes alagoanas carrega o título de único exportador da pele do jacaré no mundo. “Hoje, sou a maior criadora da espécie da América Latina e a única com todos os registros, inclusive no Secretariado Internacional. Em 2011, inaugurei o primeiro abatedor do Nordeste especializado em abate humanitário e hoje estamos lançando a primeira coleção de nossa grife”, declara Cristina Ruffo.
Todo empenho que Cristina Ruffo investiu em seu sonho, fez com que ela levasse o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, na categoria Pequeno Negócio. A premiação ocorreu no inicio deste ano em Brasília na sede nacional do Sebrae. “A conquista do Prêmio Mulher de Negócios em alagoas foi extraordinária, e trazer para os alagoanos o Prêmio Mulher de Negócios Nacional, de satisfação absoluta”, comenta Cristina Ruffo.
Participe do Pajuçara Management
Informações e inscrições pelos telefones (82) 3031-3563 | 8885-3563 | 9657-0555 e por meio do endereço eletrônico participe@pajucara.com. Se preferir, acesse www.pajucaraeventos.com.br e inscreva-se.