Pajuçara Management: Leandro Karnal e os desafios da liderança

Ser líder é muito mais do que estar à frente de uma empresa e comandar um grupo de funcionários. Ser líder é ser visionário, mostrando aos que estão à sua volta o horizonte onde se deve chegar. É ir além das barreiras enfrentadas no dia a dia de trabalho. É ser sensível e amplo, saber dar valor às opiniões dos outros. Os líderes são responsáveis pelo andamento da empresa; se ela vai bem ou mal, um líder deve sempre saber lidar com as adversidades.

O século 21 surge com novos desafios para os líderes, e se preparar é o melhor caminho. Leandro Karnal é formado em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com doutorado pela Universidade de São Paulo (USP) e pós-doutorado pelo CNRS de Paris. Atualmente, é professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Em entrevista ao Blog do Pajuçara Management 2012, Leandro Karnal fala sobre liderança e os desafios da modernidade com que os líderes devem lidar.

Quem é ou como definir um líder do século 21? De onde vem esse modelo?

O líder tradicional era um organizador que mandava. A tradição era militar. A noção de estratégia vem do mundo militar e o líder era o comandante da estratégia. O líder do século 21 é mais amplo e mais sensível. Separa-se do autoritarismo e não pode perder a autoridade. É muito mais difícil comandar hoje do que há 50 anos.

Ainda há muitas dúvidas sobre o que é ser líder. Quais as características, habilidades e interesses de um líder?

O líder do mundo atual tem interesses muito mais amplos. É um técnico e um carismático. Domina sua área, mas não descuida da cultura, da psicologia e da atualização.

Por que as lideranças ainda têm tanta dúvida sobre esse tema? O que
ou por que é tão difícil de assimilar?

Tudo no mundo contemporâneo está com barreiras esgarçadas, da vida familiar à liderança. Os campos não são precisos e as idiossincrasias individuais aparecem bem mais.

O ritmo frenético do mercado altera a percepção de liderança?

Sim, e o tempo é uma nova mercadoria, talvez a mais preciosa. Quase ninguém mais sabe lidar com o tempo.

O baixo nível de permanência de pessoas nas equipes deixa o desafio
de liderar ainda mais difícil de realizar?

A rotatividade está na ordem do dia, mas quando intensa ela indica um problema na empresa e na liderança. Funcionários que não param são um sintoma.

O Brasil pode ser considerado uma fábrica de fazer empreendedores,
de acordo com dados da pesquisa do GEM. Podemos dizer que também somos
bons em formar ou estimular lideranças?

Sim, porque é difícil de liderar no Brasil. Desde os aspectos mais simples, como pontualidade, a nossa dificuldade com hierarquias nos torna o que Sérgio Buarque de Hollanda chamou de homem cordial, o que pensa com o coração. As relações empresariais são tornadas mais complexas pelo universo pessoal. Liderar no Brasil é uma escola.

Encontro com líderes

O Pajuçara Management é um momento onde grandes nomes se reúnem para tratar de temas ligados com a realidade do mundo dos negócios. Um espaço de troca de conhecimentos para o desenvolvimento das organizações.

Informações e inscrições pelos telefones             (82) 3031-3563       | 8885-3563 | 9657-0555 e por meio do endereço eletrônico participe@pajucara.com. Se preferir, acesse www.pajucaraeventos.com.br e inscreva-se.

Por Assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.