Pinterest é uma rede social de compartilhamento de imagens com fotos e vídeos curtos de vários assuntos e categorias, nos quais pessoas podem se inspirar.
E no início desse mês a plataforma lançou novas regras de compartilhamento e divulgação, em que proíbe a divulgação de imagens e propagandas sobre perda de peso. A plataforma foi a primeira rede social a tomar tal decisão: a mudança foi desenvolvida em conjunto com a Associação Nacional de Transtornos Alimentares (NEDA), dos Estados Unidos.
Essa medida é uma expansão das políticas de anúncios que a plataforma já vinha utilizando, que proíbem produtos ou reivindicações de vergonha do corpo e perigosos para perda de peso.
O que muda segundo a plataforma:
- Qualquer linguagem ou imagem para perder peso;
- Quaisquer depoimentos sobre perda de peso ou produtos para a perda de peso;
- Qualquer linguagem ou imagem que idealize ou denigra certos tipos de corpo;
- Referenciando o Índice de Massa Corporal (IMC) ou índices semelhantes; e
- Quaisquer produtos que aleguem perda de peso por meio de algo usado ou aplicado na pele
Essas proibições se somam com as anteriores, as quais já impediam a divulgação de:
- Comprimidos, suplementos ou outros produtos para perda de peso ou supressores de apetite;
- Imagens de perda de peso antes e depois;
- Procedimentos de perda de peso como lipoaspiração ou queima de gordura;
- Reivindicações relacionadas a resultados cosméticos irrealistas.
O que pode agora:
Anúncios que promovam estilos de vida e hábitos saudáveis ou serviços e produtos de condicionamento físico ainda serão permitidos, desde que não tenham como foco a perda de peso. Segundo a plataforma em um comunicado, esclareceu os objetivos da mudança: “O Pinterest é o lugar onde as pessoas vêm em busca de inspiração para criar a vida que amam. É onde todos pertencem – independentemente da forma ou tamanho do corpo”.
A plataforma espera, com essa nova postura, inspirar outras redes sociais a fazerem o mesmo para desprenderem desse padrão de corpo ideal, cultuado por diversos segmentos sociais, o que agrava distúrbios alimentares e psicológicos na maior parte dos jovens que acompanham as principais redes sociais.
Nascida no Paraná, criada em solo carioca e, atualmente, exploradora e moradora do sertão de Alagoas. Pode se dizer que sou uma mistura de tudo que vivo, conheço e vejo. Apaixonada por Comércio Exterior e beleza, com MBA em Gestão de Pessoas e Marketing. Empreendedora desde criança, com meus bordados pelas ruas da comunidade de Rio das Pedras, na cidade do Rio de Janeiro, até chegar nas minhas duas empresas atuais, uma na área financeira e – a minha xodó – a Maria Bonita, loja de maquiagens localizada na cidade de Santana do Ipanema/AL, onde trabalho com o propósito de empoderar mulheres e enaltecer e realçar a beleza natural.