Durante a gestação ocorrem diversas transformações no corpo e nas emoções de uma mulher, que interferem na gravidez e também no pós parto.
Algumas modificações acarretam alterações biomecânicas podendo prejudicar o vetor de força, levando a separação dos músculos reto abdominais, a famosa diástase. A boa notícia para todas é que há cada vez mais recursos utilizados pela fisioterapia obstétrica na reabilitação da diástase abdominal.
Nesse texto quero deixar clara a importância que uma assistência obstétrica eficiente proporciona, abrangendo todo ciclo da mulher no pós parto, considerando suas necessidades físicas, biológicas e psicossociais da paciente.
Exercícios funcionais
No pós-parto imediato a atuação fisioterapêutica possibilita minimizar as consequências físicas, além de esclarecer, apoiar e orientar a adoção de posturas adequadas, técnicas respiratórias e uso de técnicas de fortalecimento de grupos musculares importantes na recuperação.
Um dos objetivos da minha atuação fisioterapêutica neste momento é promover a recuperação da musculatura abdominal, através da melhoria de sua tonicidade, com prescrições de exercícios abdominais que são componentes chaves nos programas fisioterapêuticos do período pré-natal e pós-natal, informando a puérpera sobre a diástase (fisiológica) e da importância da continuidade dos exercícios iniciados nesse período.
Trabalhamos, a paciente e eu, com exercícios corretivos que visam diminuir a separação dos músculos reto abdominais provocadas pela diástase, posteriormente fortalecendo as demais musculaturas do abdômen e da pelve trazendo maior funcionalidade para esse segmento.
Uma das formas de tratamento é a Reeducação pós-parto que prioriza uma integração do corpo e a mente, exercícios respiratórios, ampliando a capacidade de movimentos, aumentando o controle, a força, o equilíbrio muscular e a consciência corporal.
Os principais benefícios são:
● melhorar a capacidade respiratória;
● oferece um condicionamento físico e mental;
● alívio dos problemas relacionados ao stress, diminuindo tensão e fadiga;
● melhora a postura eliminando maus hábitos, levando ao correto alinhamento corporal;
● fortalece principalmente a musculatura abdominal; desenvolve os músculos que suportam a coluna eliminando as dores crônicas;
● revitaliza, dá leveza e mantém a mente alerta;
melhora o estado geral de saúde e o desempenho desportivo;
● melhora as funções neuromusculares;
● aumenta a capacidade metabólica contrátil;
aumenta a força muscular
Se você está grávida, conecte-se com uma profissional de sua confiança para ter um acompanhamento ideal, seguro e que seja de prevenção. Sua saúde em primeiro lugar.
Caso tenha dúvidas sobre o assunto, comenta aqui ou manda uma mensagem em:
https://www.instagram.com/laranovais.fisio
Lara Novais é fisioterapeuta com foco em saúde da mulher. Trabalha com os serviços de drenagem linfática, fisioterapia obstétrica, pilates, reabilitação de diástase abdominal e laserterapia. Como colunista da revista Due, quer trazer, através de seu conteúdo, mais leveza e conhecimento para as leitoras do portal.