A palestra de encerramento desta edição do Sebrae Startup Day, com a especialista em Inovação e futurologista Martha Gabriel, foi tão concorrida que o Sebrae em Alagoas transmitiu o evento tanto no auditório quanto na sala reversível do Sebraelab, ambos lotados de empreendedores ávidos para saber mais sobre “O futuro dos pequenos negócios”, tema da pensadora digital neste ano.
E Martha Gabriel entregou tudo isso e mais um pouco, desde estratégias de letramento em futuro até pontos mais avançados, como blockchain, cryptocurrency e NFTs. Pontos que ela considerou essenciais para que o público possa entender as regras do jogo e, assim, pensar melhor sobre futuro. “É preciso ter a cabeça nas tendências para não ficar preso nas pendências. Somos muito bons em reagir, mas precisamos aprender a antecipar”, alertou.
Longe de ser um exercício de adivinhação, o Futurismo que Martha Gabriel apresentou trata-se da leitura de cenários para que, conhecendo a História e fugindo da armadilha do pensamento a curto prazo, possamos interpretar o futuro. Ou melhor, os futuros, pois tudo o que fazemos é traçar cenários diferentes de futuro, entre os quais não sabemos qual vai se realizar.
“Para qualquer coisa na sua vida, você deve pensar em três coisas boas e três ruins – se você pensar em cinco, eu te amo – porque quando você vê o cenário ruim, você age para que aquilo não aconteça, vai mudando as coisas hoje para evitar isso. Desta forma, nós temos o futuro mudando o presente, olha que bacana”, incentivou Martha, em sua voz rápida e com empolgação característica.
Para ela, independente do ramo de atuação do negócio, seja na vida pessoal ou profissional, é preciso treinar o olhar para estar atento aos sinais que se apresentam, sem estranhar e rejeitar o que vem como “novo”, mas também, sem aceitar de cara e sem analisar seu impacto.
“Gente, o futuro vai ser híbrido e cada vez mais tecnológico. Você não precisa explicar tecnicamente inteligência artificial, internet das coisas, big data, blockchain, mas precisa saber como isso impacta as nossas vidas. Isso é entender as regras do jogo. O futurismo dá a visão, o desafio é traçar a estratégia”, explicou Martha Gabriel.
Reflexões que repercutiram muito na empresária Carla Soares, que marcou presença no Startup Day, por indicação dos cursos de capacitação que realiza no Sebrae em Alagoas. Há alguns anos, ela assumiu a missão de modernizar o negócio do pai, a loja de temperos Bom Paladar Condimentos, que atua há mais de 20 anos no Ceasa de Maceió, e trazê-la também para o mundo digital.
“Se você for parar para olhar, eu lido com especiarias, que foi o que moveu o mundo séculos atrás, mas é importante estar atenta ao mundo de hoje e ao futuro. O que eu fiz de criar e movimentar nosso Instagram, atender os clientes no Whatsapp, fechar parcerias e procurar formas de inovar no nosso nicho é estar atenta para não só vender tempero, porque é isso o que fazemos, mas construir uma ponte do nosso negócio com o futuro”, explicou a empresária, para quem Martha Gabriel trouxe insights interessantes, ao mesmo tempo em que falou sobre coisas totalmente desconhecidas, que enriqueceu o seu repertório.
Podcast do Sebrae
Aqueles empreendedores e entusiastas do futurismo que não puderam comparecer ao Sebraelab, neste Startup Day, terão outra oportunidade de ouvir as observações de Martha Gabriel, através da segunda temporada do Pod!, o podcast de entrevistas do Sebrae em Alagoas, conduzido pelo diretor técnico Vinícius Lages.
“Será um episódio centrado em como a gente se prepara, quais são as competências que os empreendedores nos pequenos negócios precisam desenvolver para captar os sinais do futuro, que muitas vezes já está aqui, na nossa frente, e não estamos vendo. E, claro, o que o Sebrae pode fazer dentro dessa agenda de futuros para poder habilitar ainda mais os pequenos negócios”, antecipou o diretor.
Aliás, como bom exercício de análise dos sinais, Vinícius Lages é certeiro ao afirmar que o episódio com Martha Gabriel será um dos hits da segunda temporada. O conteúdo será disponibilizado semanalmente, sempre às terças-feiras, nas plataformas Spotify, Deezer, Apple Podcasts, Google Podcasts e Anchor. Quem ainda não conhece a proposta, já pode acessar e conferir os nove episódios que compõem a temporada de estreia, pois, como diz em seu mote, “os ouvidos atentos podem mais”.