Com a integração dos ambientes, os espaços internos passaram a assumir novas funções, a casa passou a ter ambientes mais flexíveis, a cozinha com a sala agora é um espaço de integração familiar, assim como a sala com a varanda. Além disso, a união dos espaços traz mais luz natural, otimiza a ventilação e deixa o espaço mais fluido.
O espaço de trabalho em ambiente integrado a sala e a varanda
A integração de ambientes permite que um mesmo espaço possua atividades distintas e específicas de acordo com o horário e o dia, como acontece quando a varanda é integrada ao espaço de home office. Hoje, com o trabalho remoto ou híbrido, a adaptação do espaço tornou-se uma necessidade para o melhor conforto e desempenho no trabalho, e mesmo que o ambiente seja totalmente integrado, podem ser utilizadas divisórias como, por exemplo, os painéis de madeira para isolar uma atividade específica para uso do espaço.
O designer de interiores ou o arquiteto pode projetar o interior da casa com locais integrados prevendo multifunções de acordo com o perfil do morador ou adotando soluções que permitam dividir o ambiente em ocasiões específicas. Para o morador com criança, por exemplo, pode ser planejado uma brinquedoteca integrada a sala ou até mesmo um espaço de estudo, e nesse caso, soluções como paredes móveis serão bem-vindas.
Integração cozinha com sala
Hoje, as cozinhas contemporâneas, amplas e com conceito aberto e integrada a sala valorizam a convivência familiar, com locais mais confortáveis e que favorecem a permanência. Mas para integrar a cozinha a sala alguns aspectos devem ser observados, como a paleta de cor, que deve conversar entre ambientes, o tipo de madeira e de revestimento. Evite uso de mobiliário muito grande, que prejudique a fluidez, e se o apartamento for pequeno, deve-se ter um cuido com a variedade de cores entre os ambientes, para que não prejudique a sensação de espaço ampliado e contínuo.
Ambientes integrados em apartamentos pequenos
Essa é uma solução que favorece o ganho de espaço e de circulação. A qualidade do ambiente todo melhora, com mais luz natural e circulação de ar.
Sou a Manu, farmacêutica bioquímica desde 2007. Procurando me movimentar e sair da zona de conforto, em 2015 resolvi empreender na área de decoração para quarto de bebê, quando criei o insta @meucantinhoartedecor. Desde então não parei e em 2017 decidi fazer design de interiores, para oferecer além das peças decorativas, projetos para quartos de bebê. Assim, descobri outra paixão, e hoje trabalho não só com quarto de bebê, mas em diversas áreas do designer de interiores.