A saliva é um fluxo viscoso secretado pelas glândulas salivares na cavidade bucal. Os bebês, até o seu segundo mês de vida, ainda não possuem glândulas salivares desenvolvidas. A partir do 3 mês, quando as glândulas já estão maduras, o bebê passa a produzir maior quantidade de saliva. E, como tratei no texto anterior (se não leu, recomendo a leitura), é muito comum bebês babarem durante o seu correto desenvolvimento. Assim, durante a fase de erupção dos dentes, a salivação é bem mais pronunciada.
A saliva é quase totalmente constituída por água (99%) e tem um papel muito importante no desenvolvimento do bebê, como:
- Reveste o intestino dos bebês;
- Neutraliza o ácido gástrico no estômago, evitando vômitos e refluxos;
- Atua na deglutição e digestão;
- Umidifica, lubrifica e protege a cavidade bucal, ajudando na manutenção da saúde bucal;
- Quando o bebê já tem dentes, atua na remineralização, evitando a progressão e o desenvolvimento da cárie dentária;
- Ajuda a controlar o pH ácido de desenvolvimento da lesão de cárie.
Viram o quanto a saliva é importante?
Deixe seu bebê babar à vontade! Bebês são bebês!
Obrigada por acompanhar a coluna! Continue em conexão comigo através do Instagram: https://www.instagram.com/clariserafimodonto/
Mãe, odontopediatra, mestre e doutoranda em Ciências da Saúde. Minha paixão é o mundo infantil. Aprendo diariamente a dádiva do maternar e com isso ajudo as famílias a crescerem junto comigo nesse aprendizado e nessa construção. Trato dos cuidados da saúde bucal infantil além de entender a criança como um todo e juntos tornamos uma nova geração cárie zero!