O momento mais aguardado chegou: as aulas escolares. Você já sabe a lista de materiais, preparou o fardamento, as emoções e expectativas. Você esperava ansiosamente pelo contato do pequeno com as letras, as palavras, a leitura, a escrita. No entanto, com o passar do tempo seu filho não se desenvolve nesta área. Ele até sabe cantarolar o alfabeto, mas tem dificuldade em identificar o som das letras em contextos. Ele tem vários livros de histórias infantis, mas não sabe ler. Mas quando aprender a ser se torna um problema?
A idade de entre cinco anos e meio aos sete anos é o momento ideal para aprender a ler e escrever, devido a maturação cerebral que ocorre nessa faixa etária. Quando aquisição da leitura e escrita acontece a partir dos oito anos, a criança terá uma maior dificuldade em solucionar questões do cotidiano, isto inclui também questões psicológicas como a baixa autoestima e sociais como a dificuldade de ter amigos na escola por não saber ler. Podemos também está lidando com uma criança disléxica, um transtorno de aprendizagem que consiste na dificuldade de aprender a ler e escrever.
Mas como você pode auxiliar seu filho nesse processo?
Brincando! Sim, o principal meio para ajudar as crianças é pela brincadeira. Algumas sugestões:
- Leve a criança para cozinha: Que tal cozinharem juntas? Vamos fazer o jantar? Pergunte o nome dos ingredientes, as porções, qual a letra que começa cada embalagem.
- Adivinhas e cantigas de roda: Quem não lembra das cantigas de roda que cantávamos na infância? E das adivinhas que nos fazem pensar? Caso não lembre, a internet está cheia delas pra você.
E se você estiver angustiada e insegura, procure um profissional capacitado para te orientar e avaliar. Nada melhor que temos ajuda no caminho para compartilharmos os fardos e sempre que precisar conte comigo!