Vivemos em um mundo onde as redes sociais nos bombardeiam com fotos e vídeos de pessoas vivendo uma vida feliz, com corpos perfeitos, saúde ótima, sucesso e a família daquelas digna de um comercial de margarina! Nunca foi tão fácil querer se colocar no papel do outro!
E aí temos a nossa dura realidade! Nem sempre nos sentimos felizes, muitas vezes nos sentimos solitários, ou temos problemas nos nossos relacionamentos e a nossa autoimagem não anda nada boa, não estamos felizes com o que vemos no espelho!
Parece que a grama do vizinho é sempre mais verde que a nossa, não é mesmo?
Mas como você se sente quando se compara com o outro?
Comparar-se com o outro pode gerar muita dor, muita frustração, ansiedade e até mesmo, depressão. Ao nos compararmos com uma outra pessoa, que muitas vezes nem conhecemos, damos um poder enorme para essa pessoa, o poder de controlar a nossa felicidade.
Mas como comparar laranjas com bananas?
Até mesmo eu, que sou mãe de filhas gêmeas idênticas, que cresceram juntas a vida toda, não consigo compará-las! Apesar de terem o mesmo DNA, elas têm comportamentos e personalidades totalmente diferentes. Imagine quando tentamos fazer isso com pessoas que não têm nenhuma relação com a gente, pessoas as quais não conhecemos as histórias de vida, suas dores, situação pessoal, profissional, emocional e outros fatores.
Claro que você pode sim, se inspirar em pessoas as quais você admira e que já chegaram aonde você quer chegar. Isso é saudável e pode te impulsionar a chegar aonde você quer chegar, a desenvolver as habilidades necessárias para alcançar suas metas, e encurtar caminhos.
Mas comparar-se é diferente, é você valorizar o que o outro é e tem, enquanto se desvaloriza, não levando em conta as suas conquistas, o seu percurso e história de vida. Isto só mina a sua autoestima, autoconfiança e te joga cada vez mais para baixo, além de te limitar a crescer.
“COMPARE A SI MESMO COM QUEM VOCÊ FOI ONTEM, NÃO COM QUEM OUTRA PESSOA É HOJE” – Jordan B. Peterson, psicólogo e professor canadense.
A única pessoa com quem você deve se comparar é com você mesma. Porque só você sabe como construiu a sua história e o que você teve que passar para chegar aonde chegou.
Compare-se com o que você era antes e o que você é hoje, valorizando cada vitória, cada aprendizado, cada passo que deu para chegar até o presente momento, e tente ser melhor. Independente do que outro tenha ou faça melhor do que você, dê sempre o seu melhor, em tudo que faz, busque ser melhor hoje do que era ontem, busque a sua própria excelência, independente de qualquer comparação! Isto alimenta a sua autoestima, dá coragem para ir atrás dos seus sonhos, além de um enorme conforto e bem-estar, pois você sabe que está fazendo por você e só pra você! Seja sempre a sua melhor versão! Seja feliz!
Acesse o website www.corpusgratus.com ou o Instagram @corpusgratus para ter acesso a outros conteúdos sobre autoconhecimento e Terapias Complementares.