Em tempos de “peça o que quiser sem sair do sofá”, venho te lembrar que uma alimentação saudável, equilibrada, consciente e prazerosa pode começar com o ato de cozinhar mais. Cada dia mais vamos nos distanciando da cozinha, não sabemos o que comer, somos bombardeados de informações – muitas vezes distorcidas – dos alimentos, estamos com medo. O terrorismo nutricional está nos adoecendo e piorando a nossa relação com a comida.
Cozinhar é muitas vezes visto como uma dificuldade e um obstáculo de muitos indivíduos no dia a dia. O ideal é que seja feito um planejamento de cardápio semanal para organizar quais serão as refeições durante a semana:
– Qual será o cardápio da semana?
– Quando serão as compras?
– Para quem será a comida?
É necessário que a família esteja envolvida no processo. Leve os familiares e os filhos para as compras e deixe-os livres para escolherem o cardápio também. Ninguém é obrigado a gostar de tudo, mas faz parte da educação alimentar experimentar novos sabores. Trago 5 passos – de quem não cozinhava nada e hoje é uma apaixonada pela cozinha – que podem ajudar:
Passo 1- Desconstrução do ato de cozinhar
Todos conseguem. Precisamos de um pouco de tempo e entendimento que não precisa ser complicado para ser gostoso e saudável.
Passo 2- ‘’Queime seu arroz’’
Experimente, quanto mais cozinhar, mais rápido e mais gostoso ficarão as preparações e isso se tornará um hábito.
Passo 3- Dê sabor
Tenha uma bandeja de condimentos por perto e use. Criatividade na cozinha é tudo! Os condimentos são ricos em compostos bioativos com propriedades funcionais.
Passo 4 – Praticidade
Cozinhe apenas uma vez e congele, aprenda a armazenar e adaptar as receitas.
Passo 5 – Organização é tudo
Faça uma lista de compras, ao chegar do mercado, higienize frutas e vegetais, deixe-os prontos para o consumo. Ao armazenar as compras na dispensa e na geladeira, observe a aparência, sinta o cheiro e cheque a data de validade.
À princípio ir para a cozinha pode parecer um desafio, mas cozinhar nos une, fortalece laços e marca a nossa memória de maneira muito profunda.
Médica formada pela UFAL, pós-graduada em nutrologia pelo CBMS e pós-graduada em Obesidade e Síndrome Metabólica pelo IPGS. Uma apaixonada pela mudança do estilo de vida, pratico uma medicina inclusiva, preventiva, que cuida do ser em sua integralidade e que busca saúde em todos os seus âmbitos